Blog

4 fatos que indicam que investir em franquias é uma boa opção

Postado por:

Investir em franquias tem se mostrado uma das preferências do consumidor quando se trata de empreender. De acordo com dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor cresceu 5% no primeiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior — e as perspectivas permanecem otimistas para os próximos ciclos.

Se você busca mais informações sobre o tema, não deixe de ler o conteúdo até o final! No post, listaremos os principais fatos que evidenciam e reforçam as vantagens de investir em franquias.

Preparado? Boa leitura e bons negócios!

1. Plano de negócios consolidado

O plano de negócios é, sem dúvida, um documento imprescindível a uma empresa de sucesso. Sua composição, porém, demanda intensa análise do cenário (incluindo questões econômicas e político-sociais) e exige considerável reserva de tempo.

Quando opta por investir em uma franquia, o empreendedor não precisa se preocupar com os detalhes do seu plano de negócio: todas as informações já foram validades pela empresa e são prontamente disponibilizadas ao novo franqueado.

Essa facilidade garante mais segurança na administração global da empresa, incluindo a otimização de recursos e as estratégias de posicionamento do mercado.

2. Marca consolidada

Falando em mercado, a força da marca também desponta como um critério altamente favorável à franquia. Afinal, trata-se da replicação de uma empresa já reconhecida e, por isso, o esforço para divulgá-la — e, assim, atrair mais clientes — é frontalmente diminuído.

Na prática, contar com uma marca forte também implica em uma redução nos gastos com publicidade. A franqueadora tende a se responsabilizar pelas companhas de marketing e, ao franqueado, cabem os benefícios de uma empresa já valorizada ( muitas vezes, admirada e desejada) pelos clientes em potencial.

3. Planejamento financeiro

A previsibilidade de custos é um diferencial importante no investimento em franquias. Ao escolher uma marca já ativa, o empreendedor tem acesso à um plano completo de implementação. Nele, estão descritos todos os gastos envolvidos no processo de aquisição, montagem e lançamento.

Dessa forma, o planejamento financeiro é alavancado e o franqueado tem mais tranquilidade para programar suas rodadas de injeção de capital. As franquias minimizam a incerteza e provem mais domínio dos custos envolvidos na operação.

4. Assistência e treinamentos contínuos

A competitividade do mercado demanda que as empresas estejam em constante processo de evolução e desenvolvimento. Uma outra vantagem das franquias reside justamente nesse ponto: prover atualização e capacitação constantes para seus franqueados.

Por meio de materiais informativos, workshops e convenções, as redes reúnem regularmente os administradores de suas unidades e promovem rodadas de atualização, assegurando pertinência às tendências de mercado e aos apelos de consumo.

A mensagem final, portanto, é clara: ao investir em franquias, o empreendedor conta com um robusto aparato para suportá-lo e, claro, para galgá-lo ao sucesso de mercado e à perenidade de sua marca. Vale a penas considerar a oportunidade!

O conteúdo despertou seu interesse e você deseja continuar recebendo indicações de textos semelhantes? Perfeito! Aproveite para se cadastrar em nossa newsletter e seja sempre o primeiro a receber as novidades que preparamos. Sucesso e até a próxima!

0
/*maps*/