fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

6 atitudes essenciais para alcançar metas e objetivos na sua franquia

Postado por:

Ter metas e objetivos na vida ajudam no comprometimento e dedicação para seguir um caminho, afinal, quando se tem um propósito em longo prazo, é mais fácil encontrar motivação até atingi-lo. Isso vale tanto para a vida pessoal quanto profissional, mas também serve para as empresas.

No entanto, definir o objetivo dentro de uma franquia, por exemplo, não é uma tarefa simples. Algumas atitudes são essenciais para garantir a eficácia do processo. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e confira!

1. Seja um bom líder

Um dos princípios básicos para garantir o alcance de metas e objetivos é ter uma liderança forte. O líder é o principal responsável por motivar e engajar os colaboradores para a que empresa alcance o sucesso. É ele quem organizará as etapas para que a equipe cumpra os objetivos preestabelecidos.

Ainda entre as suas funções, estão a manutenção da disciplina e delegação de tarefas para que cada um dos profissionais desempenhe as suas funções com a máxima qualidade. Afinal, as atividades precisam ser coordenadas para que o trabalho flua, e só um bom líder é capaz de unir perfis diferentes para que os processos funcionem de maneira adequada.

Cabe também ao líder direcionar o time e ajudá-lo quando surgirem dúvidas e problemas, sempre valorizando a comunicação. Assim, a equipe ganha mais confiança em sua liderança, além de se expressar melhor.

2. Defina metas praticáveis e realistas

Para alcançar metas e objetivos, é necessário que eles sejam definidos com clareza. Mais do que isso, eles precisam ser praticáveis e realistas. Imagine que você define uma meta muito complexa para que os colaboradores cumpram, como realizar vendas muito acima da média do mercado e em um cenário competitivo, sem preparação ou investimento prévio.

Além de não alcançá-las, os profissionais ficarão desmotivados e poderão, até mesmo, apresentar baixo desempenho em ações futuras. Por isso, ao estabelecer objetivos, procure trazê-los para dentro da realidade da sua franquia e também da sua equipe.

A partir do momento em que os propósitos são praticáveis, a equipe verá que é possível alcançá-los e, consequentemente, desafios futuros poderão ser propostos. Por isso, trabalhe com níveis de metas para conseguir resultados cada vez mais proveitosos.

3. Estabeleça prioridades na sua gestão

Esse é um passo fundamental. Um exercício para descobrir quais são essas prioridades é analisar a situação atual do negócio, as suas necessidades, seus pontos fortes e fracos.

Por exemplo, se a sua franquia tem um atendimento de qualidade, mas ainda tem uma baixa venda de produtos ou serviços, pode ser que haja a necessidade de criar estratégias mais incisivas de marketing.

Logo, a prioridade será melhorar estratégias, investindo mais em marketing. Ao definir o que deve ser feito primeiro e o que vem em sequência, a franquia consegue planejar o crescimento sustentável do negócio e trabalhar em cima de suas necessidades com mais precisão.

4. Aceite os erros e procure consertá-los

Não existe perfeição, então, não fique focado nisso — principalmente no começo da implementação das ações para alcançar metas e objetivos.

Mesmo depois de ter analisado com cuidado as falhas e repensar algumas estratégias, é fato que existirão erros. Aceite isso e trabalhe para consertá-los. A partir do momento em que você encontrar uma falha, não tente procurar justificativas para isso: aprenda com elas e veja como melhorar daqui para frente.

Esse conceito deve ser passado para toda a equipe, pois, ela tende a crescer ao enfrentar situações como essa. Os profissionais reconhecem que não sabem tudo e que, por isso, precisam estar em constante aprendizado e desenvolvimento.

Outra vantagem é que o time vai adquirir novas ferramentas e habilidades com as adversidades que possam surgir posteriormente.

5. Respeite prazos

Uma franquia organizada é movida por prazos, e assim deve ser para que metas e objetivos sejam alcançados. Mas estabelecer prazos e respeitá-los não ajuda só a realizar as tarefas no momento certo, mas também evita a pressa, que eleva o índice de erros, estresse do time, entre outros.

Para garantir que os prazos serão cumpridos, é importante criar uma cultura que valorize as equipes, a organização delas e a colaboração. Agendas eletrônicas, cronogramas de prazos, lista de tarefas expostas com fases do projeto, por exemplo, são ferramentas eficazes e que podem ser utilizadas.

Lembre-se de que aqui também vale a regra da prioridade: coloque os projetos mais urgentes com um prazo bem definido para que a equipe não se atrase. Motive seus colaboradores para que evitem a procrastinação, não adiem atividades já iniciadas e não tentem fazer tudo ao mesmo tempo — ajude-os com planos de ação sempre que possível.

6. Invista em desenvolvimento pessoal e profissional

O desenvolvimento pessoal e profissional é capaz de trazer grandes transformações para o dia a dia de uma franquia. Por esse motivo, é importante investir nesses pontos dentro da empresa, visando metas e objetivos futuros.

Quando falamos de desenvolvimento pessoal, significa ajudar a equipe a se autoconhecer, saber no que cada um pode melhorar, mas também mostrar aos colaboradores que eles são peças fundamentais para a franquia. Nesse caso, o coaching é bastante útil, pois apresenta resultados positivos no desenvolvimento das habilidades interpessoais.

Já com relação ao lado profissional, é essencial investir em cursos que ajudem no aperfeiçoamento de técnicas e habilidades específicas. Por exemplo, se a franquia precisa implementar novas tecnologias, os colaboradores deverão ser treinados para que possam aproveitá-las ao máximo.

O conhecimento sempre ajuda com o cumprimento de metas e objetivos. A partir do momento em que a empresa investe no aperfeiçoamento, a equipe se torna mais desenvolvida e tem uma capacidade mais apurada de fazer o seu trabalho com qualidade.

Resumidamente, podemos destacar que as atitudes para alcançar metas e objetivos estão embasadas em alguns pilares: planejamento, ação, resistência, confiança, persistência e hábitos. Esses 6 passos são imprescindíveis para o sucesso das ações e, consequentemente, a conquista do sucesso.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo! Quer ficar por dentro de mais informações e novidades? Siga nossos perfis nas redes sociais — Facebook, Instagram, Google+, LinkedIn e Twitter — para acompanhar mais conteúdos como esse!

 

Abra o seu próprio negócio

0
/*maps*/