fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

8 livros indispensáveis para quem quer empreender

Postado por:

Ser um empreendedor de sucesso é algo que requer muito estudo e dedicação. Nesse sentido, existem vários livros para quem quer empreender disponíveis no mercado — e você não deve se esquecer de que manter a leitura em dia é primordial, certo?

Afinal, ser dono da própria empresa envolve dominar diversos assuntos, principalmente os que estão diretamente relacionados a gestão, finanças e negócios.

Pensando nisso, neste post, listamos 8 livros que vão trazer grandes inspirações, lições e dicas para que você empreenda e alcance o sucesso no universo corporativo. Vamos lá? Boa leitura!

1. Empreendedores Extraordinários (John Byrne)

Esse livro é bastante motivador, principalmente para quem está pensando em abrir seu negócio, mas tem medo de não conseguir enfrentar todos os desafios que essa empreitada oferece.

Para escrevê-lo, o autor entrevistou 25 empreendedores que passaram por grandes percalços até conquistarem um lugar de destaque no mercado — atualmente, eles são grandes nomes no mundo dos negócios. São histórias muito inspiradoras, que mostram como é possível vencer mesmo com perspectivas muito adversas.

Entre essas histórias está a de Howard Schultz, dono da Starbucks, que fundou a empresa, se afastou e depois retornou, reinventando tanto o negócio quanto a si mesmo. Tem também a história de Reed Hastings, cofundador da Netflix, que teve a ideia da empresa depois de pagar uma multa de $40 pelo atraso de uma locação de vídeo.

2. DNA do inovador (Clayton Christensen, Hal Gregersen e Jeffrey Dyer)

Os autores desse livro entrevistaram fundadores e CEOs de diversas empresas — como Apple, Amazon, Google e Skype — e identificaram 5 habilidades comuns a todos eles e que os diferenciavam como inovadores frente aos profissionais comuns.

De acordo com eles, um profissional com o DNA inovador tem as habilidades de associar, questionar, observar, trabalhar em rede e experimentar. Eles mostram como qualquer pessoa pode desenvolver essas habilidades para se tornar um profissional criativo, e o livro traz ainda um teste muito interessante que calcula o seu DNA inovador.

É o livro ideal para os empreendedores que buscam aprimorar sua capacidade de gerar novas ideias.

3. O jeito Disney de encantar os clientes (Disney Institute)

Quem já visitou algum dos parques da Disney pôde sentir na pele a excelência em atendimento de toda a equipe de colaboradores. O objetivo dos parques é tornar a experiência de cada visitante mágica e inesquecível.

Nesse livro, são contados os bastidores dos parques no que diz respeito a tudo que envolve o atendimento ao cliente. Ele dá excelentes exemplos que podem — e devem — ser seguidos por todos os empresários para aprimorar o relacionamento com seus clientes.

4. Franquia de A a Z (José Castro Schwartz)

Se você pretende entrar para o mundo das franquias, a leitura desse livro é praticamente obrigatória. Ele traz todos os termos utilizados por franqueados e franqueadores, além de dar um panorama sobre o assunto.

O livro, que funciona como um dicionário, também é muito útil para ter sempre por perto e tirar dúvidas do dia a dia. Seu conteúdo traz importantes direcionamentos e serve como um guia, tanto para quem está começando, quanto para quem já tem uma franquia.

 

5. Vamos juntos! (Renato Saraiva)

O livro conta a trajetória de sucesso de Renato Saraiva, fundador da rede de cursos online CERS, que está presente em vários estados do país. Renato foi concurseiro e viu na educação uma oportunidade de sucesso. Além de empresário, ele também é um autor consagrado na área do direito e procurador da Justiça do Trabalho.

Sua rede foi fundada em 2009 e atualmente conta com 150 mil alunos ativos cadastrados. O negócio teve um crescimento de mais de 50% entre 2012 e 2014, impulsionado pela melhoria do acesso à internet e pela ascensão da classe C, que é seu grande público.

No livro, Saraiva conta como foi essa caminhada e dá dicas de como aproveitar as boas oportunidades. De acordo com o empreendedor, “quando você divide as conquistas e responsabilidades, os benefícios e retornos se multiplicam e todos saem ganhando”.

6. 25 verbos para construir sua vida (Alberto Saraiva)

Nesse livro, Alberto Saraiva — fundador do Habib’s — conta a trajetória da sua vida profissional por meio de verbos como sonhar, conquistar, persistir, confiar, entre outros.

Quando criança, sonhava em ser médico, mas o assassinato do pai na porta da padaria da família mudou os rumos da sua vida. Naquele instante, ele precisou assumir o negócio do pai para ajudar no sustento da casa.

A cada verbo, Saraiva conta um trecho de sua vida e aproveita para dar conselhos diretos para o leitor sobre a vida pessoal, profissional e até mesmo espiritual. O livro também traz uma série de frases para o leitor refletir, tornando-se muito inspirador para quem está pensando em começar seu novo negócio.

7. Sinônimo de Sucesso (Vinícius Almeida Carneiro)

O livro conta a história surpreendente de duas pessoas que pegaram 3 mil reais emprestados e conseguiram montar 4 redes de franquias de sucesso. Vinícius Almeida Carneiro e Alexandre Loudrade são os personagens dessa história — que até parece fictícia, mas não é!

Os dois passaram por várias dificuldades e enfrentaram muitos desafios até alcançarem a marca de 350 franquias espalhadas por todo o Brasil.

É um livro que motiva principalmente aqueles que acham que não é possível começar um negócio com pouco dinheiro. Mesmo que o investimento inicial seja baixo, com trabalho e dedicação é possível transformar sonhos em realidade.

8. Salto (Matthew Syed)

O livro tem um subtítulo que já instiga: “a ciência explica Mozart, Federer, Picasso, Beckham entre outros sucessos”. O autor explica que o sucesso não depende de um talento nato, mas sim de muito estudo e dedicação.

Com isso, ele ressalta a importância de manter a empresa atualizada e buscar sempre aprimorar técnicas e processos, destacando a importância do espírito competitivo e da vontade de querer superar os próprios limites e melhorar as próprias marcas.

Manter a leitura em dia é imprescindível para ser um empresário bem-sucedido. Focar sua leitura em livros que agregarão conhecimentos práticos pode fazer toda a diferença para o sucesso de seu novo negócio. Além disso, esse pode ser o caminho para que você conquiste sua tão sonhada independência financeira.

Se você gostou de nossas sugestões de livros para quem quer empreender, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de todas as novidades da Jumper!

0
/*maps*/