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Saiba agora quando é a hora certa de contratar funcionários

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Contratar funcionários é um passo muito importante em um negócio que está lucrando e progredindo. Com essa atitude, o gestor consegue gerenciar melhor as suas responsabilidades e aproveitar mais o tempo ao delegar as tarefas para outros colaboradores. Dessa forma, ele pode focar em desenvolver a empresa.

É muito importante que todo empreendedor entenda isso, principalmente os investidores iniciantes que desejam gerir o próprio negócio, mas não sabem como começar. Além disso, o gestor que delega atividades consegue manter um ritmo de trabalho mais escalável e sustentável, vivendo com maior qualidade de vida.

Continue a leitura e entenda o momento ideal de contratar funcionário, além de aprender quais são os processos para realizar esse avanço no seu negócio com eficiência.

Confira as dicas para contratar funcionários

Para atrair e contratar os melhores colaboradores, o gestor tem que seguir alguns passos que nós listamos a seguir. Confira.

Planeje as fases do processo

O planejamento é a chave para o gestor não ultrapassar os limites do orçamento financeiro da empresa. É importante que ele entenda as necessidades e pense nos seguintes pontos:

  • valores e princípios que a empresa acredita;
  • quantos colaboradores recrutar;
  • quais áreas precisam de mais profissionais;
  • descrições e atribuições dos cargos;
  • competências técnicas comportamentais e habilidades necessárias;
  • salários e benefícios.

Foque nas áreas mais importantes

Agora que você já sabe o setor que está mais carente de colaboradores, foque em resolver o problema dele. Por exemplo, se o setor de atendimento de uma escola de inglês estiver precisando de vendedores, você deve providenciar a contratação de um novo funcionário.

Lembre-se de que tempo é dinheiro, então quanto mais cedo você corrigir esse gargalo, mais rápido você resolve o problema. Imagine o impacto que um mau atendimento causa? Longas filas de espera, perda de clientes, sobrecarga de trabalho, estresse entre os colaboradores, ou seja, a produtividade da equipe é minada.

Divulgue nos canais certos

Depois do planejamento, foque na parte de encontrar os melhores portais para divulgar a vaga. Existem portais pagos ou grátis. A escolha está relacionada ao perfil do colaborador ideal que você planejou e a quais canais ele costuma acessar para buscar as vagas.

Não adianta você sair divulgando a oportunidade em vários sites e portais, isso só vai atrapalhar o processo de recrutamento e seleção. Por isso, o ideal é ter uma atitude certeira e escolher os canais mais estratégicos.

Otimize o processo de seleção e entrevistas

O processo de contratação em si já é oneroso. Imagine, então, se o gestor ficar só adiando a vaga? Isso torna tudo mais custoso. Para evitar essa situação, estabeleça um prazo para captar e realizar entrevistas.

Outra dica é elaborar um questionário com antecedência e já programar quais as dinâmicas de grupo serão necessárias. Elas são muito úteis, principalmente para a primeira seleção, na qual você escolhe os perfis que mais se encaixam com os valores do seu negócio.

Treine e acompanhe a performance individual

Após encontrar o candidato ideal, é importante que você acompanhe o desempenho dele e o seu desenvolvimento na execução das tarefas. Você pode fazer isso por meio de planilhas de performance ou ferramentas de gestão, como questionários ou análise 360º.

Além disso, ofereça opções de treinamentos corporativos. Caso seja necessário, oriente quanto às práticas de EPIs, a fim de evitar qualquer acidente de trabalho. Você pode também oferecer premiações de incentivo quando o colaborador atingir metas, por exemplo.

Essas práticas objetivam atrair e manter o funcionário ideal. Embora estejamos em um tempo de alta demanda de pessoas procurando emprego, é importante que o gestor entenda que reter os melhores colaboradores sai mais em conta do que sempre contratar novos funcionários.

Assim sendo, comece por um bom planejamento e descreva e organize cada fase do processo de recrutamento e seleção. A princípio é bom entender quais áreas têm sobrecarregado você e atrapalhado a produtividade do time, depois, mãos à obra!

Gostou do post? Entendeu como contratar funcionário com rapidez e eficiência? Aproveite e confira mais um de nossos artigos: “Por que é essencial classificar corretamente os custos e despesas da franquia?“. Até mais!

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