Blog

Afinal, o que é empreender?

Postado por:

Vemos diariamente diversas notícias, artigos e comentários sobre empreendedorismo, mas, para quem ainda não tem muita familiaridade com esse conceito, ainda pode ficar uma dúvida crucial: afinal, o que é empreender?

Neste post, explicaremos melhor esse conceito e apresentaremos algumas das principais vantagens do empreendedorismo. Continue lendo e confira!

O que é empreender?

Para explicar de uma maneira simples, empreender é utilizar uma ideia inovadora de negócio, na qual se acredita, e trabalhar muito para colocá-la em prática.

Empreender é ter visão, é saber enxergar as possibilidades de sucesso que uma ideia tem, planejá-la e executá-la. Ou seja, não é apenas criar ou abrir o próprio negócio, mas sim gerenciá-lo com muita paixão e força de vontade.

O empreendedorismo compreende tanto a abertura de um novo negócio — físico ou não —, quanto a aquisição de uma franquia, ou ainda a fundação de instituições sociais, que visam a trazer algum benefício para a sociedade.

Até os colaboradores proativos, que dão ideias inovadoras para o desenvolvimento de projetos dentro de uma empresa e participam da sua execução, também podem ser considerados empreendedores.

O que é necessário para se tornar um empreendedor?

Apesar de não ser uma regra absoluta, para se tornar empreendedor, algumas características são importantes. Confira!

Autonomia

Para ser empreendedor, o profissional não pode ter nenhum tipo de problema em assumir grandes responsabilidades. Ele deve ter total autonomia, autoconfiança e segurança para decidir os melhores caminhos para o seu negócio.

Boas ideias

Muitas vezes, o lado empreendedor de alguém nasce de uma boa ideia. A criatividade e a inovação são essenciais para empreender, pois são características úteis tanto para criar a ideia de um negócio quanto para lidar com as adversidades de maneira simples, rápida e eficiente.

Empenho

Empenho e dedicação são indispensáveis ao empreendedor, especialmente na fase inicial de seu negócio, onde tudo começa apenas com uma ideia e um grande sonho.

O empreendedor precisa estar disposto a dispender muito tempo em seu projeto e estar preparado para lidar com problemas de todos os tipos, sem desistir. Afinal, é esse empenho e persistência que vão fazê-lo alcançar o sucesso.

Coragem de assumir riscos

Um verdadeiro empreendedor sabe que errar faz parte do processo de crescimento e aprendizado e, por isso, não tem medo de assumir riscos.

E claro que todas as suas decisões são baseadas em muita pesquisa e planejamento, mas ele sabe que a abertura e o gerenciamento de um negócio não é uma ciência exata, e, dentro de seu planejamento, já estabelece outros planos para o caso de algo dar errado.

Quais as principais vantagens de empreender?

Para você que está pensando em empreender e estudando tudo sobre o assunto e suas possibilidades, veja, a seguir, algumas das principais vantagens de se tornar um empreendedor:

Horários flexíveis

Quando falamos de horários flexíveis, não queremos dizer que o empreendedor trabalha menos do que um trabalhador comum, já que, na maioria das vezes, ele trabalha muito mais do que um funcionário.

Entretanto, o empreendedor pode escolher quando e onde trabalhar. Ele pode acordar mais cedo para trabalhar em seu projeto ou acordar mais tarde e se dedicar a isso durante a madrugada.

Ele não tem a necessidade de estar sempre presente fisicamente na empresa, por exemplo, já que seu trabalho é muito mais estratégico. Então, pode distribuir suas tarefas de trabalho pelos horários em que achar mais conveniente.

Maior satisfação profissional

Um dos maiores motivos que fazem os profissionais largarem suas carreiras e cargos habituais para começar a empreender é a busca de uma maior satisfação profissional.

Trabalhar com um propósito bem definido é o que faz o empreendedor ter garra e coragem de investir seu tempo e seus recursos na concretização de um projeto.

Facilitar a vida das pessoas, impactar positivamente a sociedade, contribuir com uma educação de qualidade e descobrir novas soluções tecnológicas são apenas alguns dos exemplos de propósitos que o empreendedor incorpora quando inicia sua empresa.

Além de tudo isso, a autonomia para liderar a equipe da sua própria maneira, com base nos valores em que acredita, e colher os resultados de tudo isso, gera uma satisfação profissional — e até pessoal — incomparável.

Mais tempo para a família

Com a possibilidade de ter horários mais flexíveis, os empreendedores passam a disponibilizar muito mais tempo para curtir a sua família e os seus amigos.

Pode escolher quando e onde trabalhar, o que lhe proporciona mais tempo para valorizar o que realmente importa.

Poder participar de reuniões na escola dos filhos ou encontros familiares aos sábados, entre outras coisas que são muito difíceis na vida de um colaborador de uma empresa, também é uma vantagem que pesa bastante na escolha pelo empreendedorismo.

Aprendizado constante

Empreender é um aprendizado constante, já que esse tipo de gestor deve estar sempre ligado à todas as novidades e tendências do segmento ao qual está inserido.

Conversar com outros empresários e empreendedores, participar de cursos, feiras, congressos, palestras, escutar seus clientes, funcionários, fornecedores, entender processos e ferramentas tecnológicas… Tudo isso agrega muita informação e conhecimento na vida do empreendedor, e esse aprendizado constante certamente fará a diferença em sua tomada de decisões.

Além de tudo isso, há também o aprendizado adquirido com os erros. Sim, os erros acontecerão e, por mais detalhista que seja o seu planejamento, nem tudo vai dar certo sempre. O melhor a ser feito é enxergar esses enganos como ensinamentos do que não repetir no futuro.

Poder de decisão

Estar no controle do seu próprio negócio é algo que chama a atenção de muita gente. Ter o poder de fazer as escolhas do seu projeto é algo que vem carregado de muita responsabilidade, mas também satisfação.

Essa liberdade de poder decidir o que é melhor para o seu negócio é uma vantagem poderosa. Afinal, muitos profissionais já carregam consigo o perfil de líder, e não ter autonomia para, ao menos, expressar suas opiniões, é extremamente frustrante.

Não ser punido ou podado ao tomar decisões importantes para o seu negócio e poder buscar as soluções ideais onde você acredita que vai encontrá-las é o que pode fazer com que você crie coragem para tomar a decisão de empreender!

Agora que você já entendeu melhor o que é empreender, siga nossas páginas nas redes sociais — Facebook e Instagram — e tenha acesso a mais dicas sobre empreendedorismo e negócios!

0