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Aprenda com bons exemplos: saiba a importância do benchmarking

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A concorrência no mundo dos negócios está sempre acirrada. Por isso, é preciso estar atento às mudanças e inovações que o mercado apresenta. Nesse sentido, o uso do benchmarking tem sido uma importante estratégia utilizada pelas empresas para buscar o aprimoramento constante.

Apesar de ter um conceito muito simples, essa tática requer uma série de cuidados para que seja executada de uma forma eficaz. Neste texto, vamos falar sobre o conceito, seus benefícios e os tipos de benchmarking que sua empresa pode fazer. Confira!

Entenda o conceito de benchmarking

Antes de conhecer todas as vantagens de usar essa estratégia, vamos começar nosso texto explicando melhor o conceito de benchmarking. Acompanhe!

O que é?

O benchmarking é um processo de comparação realizado pelas empresas a fim de identificar erros e acertos dos concorrentes. Podem entrar nessa análise os processos de produção, os processos administrativos, a qualidade dos produtos ou serviços prestados e até mesmo as ações de marketing.

Sendo assim, essa prática serve para aprender com as outras empresas, copiando e melhorando o que tem apresentado bons resultados e evitando a incidência dos mesmos erros.

Como ele é feito?

O benchmarking é composto de uma série de ações planejadas e coordenadas. Portanto, é preciso elaborar um plano e traçar uma estratégia. Tudo isso envolve a definição de objetivos e metas, limites, fontes de dados, escolha dos concorrentes a serem analisados e, o mais importante, a análise e utilização das informações obtidas.

Existem diversas formas de coletar as informações, mas tudo dependerá do tipo de benchmarking e dos objetivos que se pretende alcançar.

Por que ele funciona?

O benchmarking funciona porque identifica quais são os melhores processos que vêm sendo praticados no mercado para serem copiados e aprimorados. Além disso, ele também identifica os principais pontos de melhorias e gaps que as empresas concorrentes têm deixado.

Dessa forma, é possível estabelecer uma estratégia de diferenciação, aproveitando os pontos positivos e corrigindo os pontos negativos. Assim, sua empresa mostra mais valor para os clientes e se posiciona à frente da concorrência.

O ponto crucial que define a efetividade dessa técnica é a utilização dos dados, fatos concretos. Sem achismos ou decisões incertas.

Conheça os benefícios do uso dessa técnica

Agora que você já sabe o que é o benchmarking, vamos conhecer seus principais benefícios. Acompanhe!

Melhora no conhecimento interno da empresa

O benchmarking ajuda a empresa a se conhecer melhor. Afinal, ao avaliar o que os concorrentes têm praticado, ela deve fazer uma comparação com suas práticas internas. Dessa forma, ela entende melhor como estão sendo realizados seus processos e quais são os possíveis pontos fortes e pontos de melhoria a serem trabalhados.

Identificação de objetivos e prioridades

Com base nas informações do benchmarking, uma empresa pode descobrir que está focando seus esforços nos objetivos errados e, por isso, não consegue obter os resultados pretendidos. Ao analisar as melhores práticas do mercado, é possível saber se o seu negócio está no caminho certo ou se ele precisa de alguns ajustes de rota.

Conhecimento do meio no qual a empresa está inserida

Muitas empresas acabam perdendo mercado por não acompanharem as mudanças e evoluções do setor. Por meio do benchmarking isso não acontece, visto que pequenas alterações no comportamento geral da concorrência são rapidamente percebidas. Sendo assim, é possível se adequar a tempo e até mesmo se colocar à frente dos concorrentes.

Otimização de processos a partir de bons exemplos

Todo mundo já ouviu falar da expressão “reinventar a roda”. É justamente isso que o benchmarking busca evitar. Para que gastar tempo e dinheiro criando processos que muitas vezes já existem no mercado?

Analisando os processos dos concorrentes, a sua empresa pode aproveitar a base e fazer pequenos ajustes para se adequar à realidade do próprio negócio. Com isso, você aprende com os bons exemplos, poupa investimentos e otimiza seus processos.

Melhoria em relação à concorrência

Todo processo pode ser melhorado. Inclusive aqueles que não foram criados por você. Por isso, conhecendo as práticas adotadas pelas empresas do setor, você pode identificar pontos de melhoria e usá-los para se destacar no mercado. Com isso, você pode apresentar um diferencial aos seus clientes, se posicionar à frente da concorrência e até mesmo aumentar a sua receita.

Saiba quais são os tipos de benchmarking

O benchmarking pode ser de vários tipos, conforme o seu objetivo principal. Vamos conhecer cada um deles a seguir!

Interno

O benchmarking interno consiste na análise dos processos da própria empresa em busca das melhores práticas. É muito utilizado em empresas maiores, que têm mais de uma filial e uma diversidade muito grande de setores.

Dessa forma, cada filial ou setor pode apresentar um processo que se destaque e deva ser replicado para toda a empresa.

Competitivo

O foco do benchmarking competitivo é analisar as práticas da concorrência a fim de superá-las. Ou seja, ele busca entender, principalmente, o que essas empresas têm deixado de entregar para seus clientes.

Podem ser analisados os produtos, serviços e até mesmo o marketing da outra empresa. O importante é entender como ela faz, identificar pontos de melhoria e fazer de uma forma aprimorada.

Funcional

Já o benchmarking funcional busca analisar processos de trabalho que não necessariamente são de empresas diretamente concorrentes. O foco aqui é identificar formas de executar tarefas que possam ser copiadas, independentemente do setor de atuação da empresa.

Colaborativo

O benchmarking colaborativo, como o próprio nome sugere, busca a cooperação entre as empresas. Nesse caso, o foco é a formação de uma parceria entre duas ou mais empresas. Dessa forma, é feita uma troca de informações sobre os processos, que pode ser integral ou parcial. O importante é proporcionar benefícios para todas as empresas envolvidas.

Como vimos, o benchmarking é uma ferramenta muito poderosa. Ela pode fortalecer os processos de uma empresa e ajudá-la a se destacar entre seus concorrentes. Por isso, é importante adotar essa prática e manter a análise constante do mercado.

Além de olhar para fora da empresa, é preciso se atentar para seu interior. Você sabe como fazer para alcançar as metas e os objetivos em uma franquia? Confira a resposta agora mesmo lendo o nosso post sobre o assunto!

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