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Como elaborar um plano de negócios? Confira em 6 passos!

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Montar o próprio negócio envolve uma série de desafios e é muito importante estar preparado para cada um deles. Algumas estratégias, como elaborar um plano de negócios, pode não só ajudar a enfrentar esses desafios, como proporcionar o crescimento sustentável da empresa.

Se você é empreendedor e ainda não fez o planejamento do seu negócio, saiba que sua empresa corre sérios riscos. Mas nunca é tarde para começar. Por isso, criamos este guia para ajudar você a elaborar um bom plano de negócios e garantir o sucesso da sua empresa no mercado. Então, aproveite e boa leitura!

Entenda por que a sua empresa precisa de um plano de negócios

Vamos começar explicando melhor o que é um plano de negócios. Ele é um documento criado para registrar todas as definições importantes que nortearão os trabalhos da empresa. Nele, devem constar todas as principais previsões de oportunidade e desafios que serão enfrentados nos próximos anos, bem como todos os custos e proventos.

Começar uma empresa sem um documento como esse é perigoso. Afinal, é preciso conhecer muito bem o cenário no qual ela estará inserida. As informações sobre os concorrentes, clientes e fornecedores são apenas algumas das peças-chave desse documento, que conta com todo um estudo e planejamento de ações para direcionar os esforços e investimentos.

Por meio dele, você poderá tomar decisões estratégicas com base em dados concretos, sem “achismos”. Além de ser uma atitude mais profissional, a margem de erro nas principais definições da empresa diminui consideravelmente. Automaticamente, as chances de sucesso aumentam e você poderá considerar até mesmo uma expansão dos negócios em algum tempo.

Aprenda como elaborar um plano de negócios em 6 passos

O plano de negócios proporciona diversos benefícios, mas é preciso fazê-lo da forma certa. Por isso, listamos um passo a passo para ajudar a orientar você nessa empreitada. Leia atentamente cada um deles e comece ainda hoje o planejamento da sua empresa. Confira!

1. Sumário executivo

O seu plano de negócios deve iniciar com um sumário executivo. Ele é um resumo de tudo o que será encontrado no documento e, apesar de estar nas primeiras páginas, é uma das últimas partes a ser feita.

É importante que ele seja bastante representativo em relação ao restante do conteúdo, pois ele é feito para que um possível investidor, por exemplo, o leia rapidamente e se interesse pelo todo.

2. Análise de mercado

Esse é o primeiro passo do plano de negócios: conhecer bem o mercado onde sua empresa está inserida. Nessa etapa estão incluídas análises internas e externas.

Assim, identifique todos os seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças externas. O mais importante aqui é registrar todos esses aspectos para embasar diversas outras atividades que serão realizadas a seguir.

Realize uma pesquisa de mercado, conheça seus principais concorrentes, observe como eles atuam e quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles. Não deixe de conhecer também o seu público. Procure saber como são seus hábitos, suas preferências e qualquer informação que possa ser utilizada em sua estratégia de marketing. Faça o seu “dever de casa”.

3. Plano de marketing

Depois de conhecer o mercado, você já será capaz de elaborar o plano de marketing. Nele, você definirá qual o produto ou serviço a sua empresa oferecerá. É importante considerar que a definição do produto ou serviço deve ser feita com base nas informações de mercado identificadas na etapa anterior.

Após essa definição, devem ser estabelecidas as estratégias de marketing tanto para o lançamento quanto para a divulgação constante da empresa no mercado. É nesse momento, inclusive, que são definidos os canais de distribuição, como será a evolução do produto para os próximos anos e diversos outros detalhes que ajudam a vislumbrar o futuro da empresa.

4. Planejamento financeiro

Esse é um dos itens mais delicados do plano de negócios. Ele envolve bastante estudo e pesquisa para ser feito da forma correta. É nessa etapa que se identifica e comprova a viabilidade financeira da empresa. Para isso, as informações adquiridas na pesquisa de mercado serão muito úteis.

Nesse estágio, são feitas as principais projeções de custos e lucros para médio e longo prazos. Assim, ele mostra, do jeito mais próximo da realidade possível, como será a situação financeira da empresa ao longo dos meses e anos vindouros.

Consequentemente, é possível mostrar o ritmo de crescimento esperado e a quantidade de investimentos que serão necessários ao longo desse período de tempo.

5. Plano operacional

O plano operacional retrata a capacidade de produção da sua empresa. Nessa seção, são descritas as informações sobre equipamentos, instalações e todo tipo de recursos necessários para que a sua empresa entregue o produto ou preste o serviço ao cliente.

O ponto de atenção aqui é não deixar nada de lado. Isso pode influenciar até mesmo no planejamento financeiro e de marketing, já que podem ser necessários investimentos em equipamentos, treinamento de pessoal e até mesmo uma contratação em massa para a expansão do negócio em um determinado momento.

6. Execução do projeto

Depois de todas essas definições, sua empresa estará pronta para começar suas atividades de forma organizada e direcionada. Para seguir todas as definições do plano de negócios, é importante elaborar um plano de ação, com base nos objetivos definidos no planejamento de marketing. Determine indicadores e faça o acompanhamento constante deles.

Garanta que a sua empresa está seguindo as ações determinadas no plano de negócios para que as metas sejam alcançadas dentro do previsto. Também é importante revisá-lo periodicamente para que ele esteja sempre atualizado. Lembre-se: o mercado é dinâmico e você precisa estar atento às mudanças.

Como você pôde ver, cada etapa traz uma série de pontos relevantes que podem determinar se a sua empresa obterá ou não o sucesso desejado. E, agora que você já sabe como elaborar um plano de negócios, coloque tudo em prática e faça a sua empresa crescer.

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