fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Como empreender e cuidar da família? Descubra!

Postado por:

Conciliar trabalho e família não é tarefa simples. Para quem é dono do próprio negócio, isso pode ser ainda mais complexo. Ao mesmo tempo, empreender é uma ótima opção para quem tem filhos, visto que traz mais flexibilidade para cuidar dos familiares.

Mesmo que a dedicação ao trabalho não diminua quando você é o seu próprio chefe, ter o privilégio de organizar os seus horários e atividades ajuda na conciliação entre a carreira e a família.

Quer saber como empreender sem abrir mão da qualidade do seu relacionamento familiar? Veja as dicas especiais que separamos!

Tenha uma rotina planejada

Não poderíamos começar de outra forma! Ter organização é o primeiro passo para realizar qualquer atividade de forma satisfatória. Quando a tarefa é coordenar dois mundos distintos, o planejamento é uma ferramenta indispensável — principalmente para quem trabalha por conta própria.

Saber gerir o tempo é fundamental. Planeje as suas ações rotineiras, tanto na empresa quanto em casa. Estabeleça os horários que você dedica ao trabalho e as atividades que realiza na família. Se você pega os seus filhos na escola diariamente, por exemplo, deve incluir isso na sua organização.

A ideia é que consiga ver todas as atividades da sua rotina semanal, assim como o tempo que dedica a cada uma. Dessa forma, é possível identificar dificuldades, programar mudanças e aproveitar melhor as horas do dia. Colocando esse plano no papel, você vai ter certeza das parcelas de tempo que dedica ao trabalho e à sua casa.

Para conciliar a empresa e a família, todo empreendedor precisa também de organização financeira. Nem todo o dinheiro que o seu negócio movimenta é lucro, por isso é importante ter controle do orçamento doméstico para evitar gastos que comprometam o capital da empresa.

Saiba dividir a vida profissional e a pessoal

Sabemos que, para quem tem o próprio negócio, seguir essa dica é uma verdadeira missão. Muitas vezes, as atividades da empresa se misturam à sua vida familiar, e o resultado é muito trabalho sendo realizado em casa, em horários em que a família esperava aproveitar um pouco da sua companhia.

Para aprender como empreender sem deixar a vida pessoal de lado, dividir as duas rotinas é essencial. Claro que não falamos de uma divisão rígida. Afinal, um dos benefícios de dirigir o próprio negócio é a flexibilidade dos horários.

É possível deixar o trabalho de lado para acompanhar um familiar em uma consulta, assim como você pode precisar estender o seu horário na empresa algum dia. A questão é não fazer disso algo cotidiano, de forma que nem você nem a sua família saibam qual é, de fato, o seu horário de trabalho.

Portanto, ao planejar as suas atividades, saiba a hora de parar de trabalhar. O equilíbrio deve ser a principal meta. Embora seja desafiador, isso é necessário para a sua saúde pessoal e familiar. Até mesmo a empresa se beneficia, já que você pode trabalhar mais organizado e descansado.

 

perfil-empreendedor

 

Delegue tarefas

Para conquistar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, você não deve trabalhar sozinho. Delegar tarefas é uma aprendizagem muito importante e pode ser colocada em prática tanto no trabalho quanto em casa.

Na empresa, tenha profissionais qualificados e de confiança, que você possa treinar para ações estratégicas. Contar com pessoas assim evita que se sobrecarregue. Para empreendedores cujos negócios já estão maduros, há a possibilidade de aumentar o número de funcionários para conseguir passar mais tempo em casa.

A mesma ideia vale para a organização das atividades domésticas. Nem tudo precisa ser responsabilidade sua. Talvez valha a pena contratar serviços para o que não puder ser dividido entre os familiares (ter uma diarista para limpar a casa ou um serviço de van para deixar as crianças na escola, por exemplo).

Além disso, os seus filhos podem participar da divisão de tarefas — desde que elas sejam condizentes com a idade de cada um. Também pode depender deles a programação do que vocês farão no fim de semana. Assim, vocês podem curtir bons momentos em família. Que tal?

Faça bom uso da tecnologia

As soluções tecnológicas estão aí para facilitar a nossa rotina. Com elas, você pode estar presente na rotina da sua família mesmo durante o horário de trabalho.

Mantenha canais de comunicação com os seus familiares, seja realizando ligações nos intervalos da empresa, seja utilizando aplicativos de mensagens e redes sociais. Isso pode fazer a diferença na qualidade das suas relações.

Não é incomum que o empreendedor se deixe levar pelos desafios e acabe esquecendo compromissos familiares. Para evitar esse risco, você pode usar o calendário do celular ou algum aplicativo para inserir os compromissos e programar um lembrete.

Além disso, os recursos tecnológicos podem ser muito úteis também para o trabalho. Alguns aplicativos de agenda auxiliam naquela tarefa de planejar a rotina, por exemplo. Também é possível fechar negócios e realizar reuniões pela internet, permitindo que você trabalhe de casa, algumas vezes.

Reconheça o valor da sua família

Gerir o próprio negócio não é fácil. Dedicar-se a ele e vê-lo crescer é um grande motivador, mas você não pode perder de vista que a sua família é a razão de tudo. Afinal, não faria sentido tanto esforço na empresa se não fosse para garantir boas condições de vida para os seus familiares, não é?

Assim, não vale a pena transformar o trabalho na maior prioridade, deixando a família de lado. É importante encarar a sua vida pessoal com a mesma responsabilidade que você dedica à empresa. O seu casamento e os seus filhos também precisam de atenção e esforço.

Além disso, os momentos em família alimentam e fortalecem você para a rotina de trabalho. Fica mais fácil se concentrar na empresa quando você vive momentos de descanso e lazer com as pessoas que ama. Esse equilíbrio torna a rotina mais saudável e produtiva.

Neste texto, você recebeu ótimas dicas sobre como empreender e cuidar da família ao mesmo tempo. Com organização e compromisso, é possível conciliar a vida pessoal e profissional da melhor forma. O amor e o incentivo dos seus familiares, com certeza, impulsionam o sucesso do seu negócio!

O que achou dessas informações? Tem outra dica para compartilhar? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário no post!

0
/*maps*/