fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Como empreender na crise e alcançar independência financeira? Veja!

Postado por:

Embora a instabilidade econômica seja uma realidade do país, é possível ter sucesso em um empreendimento e alcançar sua independência financeira. Basta ter calma e tomar alguns cuidados importantes. Acredite: empreender na crise é possível!

Neste post, vamos dar dicas valiosas para você começar o seu negócio sem medo. Boa leitura!

Encontre algo com o qual você se identifique

O primeiro passo para empreender na crise é fazer algo de que goste. Mesmo que você nunca tenha sonhado com um negócio específico, é fundamental ter um nível de identificação com a atividade escolhida.

Por isso, fuja das modinhas. De nada adianta montar uma loja de doces se não gosta de cozinhar, ok?

O interesse pelo produto ou serviço ajuda a motivá-lo a enfrentar as dificuldades. Afinal, problemas surgem com frequência. Acreditar 100% no valor do que você oferece é o que vai sustentar seu pensamento positivo.

Faça um planejamento financeiro

Gostar apenas não é o suficiente. Então, a nossa segunda dica é: planeje-se.

O planejamento financeiro deve considerar diversos fatores e cenários. O ponto principal é que ele garanta uma visão aproximada da realidade.

Sendo assim, cuidado ao fazer as previsões. Lembre-se de que, em um cenário de crise, a cautela deve ser redobrada. Portanto, evite contar com um volume muito alto de vendas no começo. Se você se preparar adequadamente, as chances de sucesso são maiores.

Estabeleça sociedade ou parceria

Uma das formas mais comuns de começar um negócio é encontrar alguém para estabelecer uma sociedade. Dessa forma, fica mais viável a divisão dos custos e do trabalho necessário para tirar sua ideia do papel.

Mas, antes de começar, é importante deixar as responsabilidades de cada um bem definidas em contrato. Assim, você evita problemas futuros por falta de acordo ou entendimento entre as partes.

Aposte nas franquias

Com o mercado saturado e em crise, investir em um negócio totalmente inovador é bastante arriscado, principalmente, no que diz respeito ao fator financeiro.

Sendo assim, contar com um negócio já formatado e bem estabelecido é uma grande vantagem. Afinal, toda a parte de investimentos iniciais com a construção e fortalecimento da marca já estão prontos.

Hoje em dia, existem franquias de diversos tipos, setores e tamanhos. Por serem empresas já conhecidas dos consumidores, o retorno sobre o valor investido se dá de forma bem mais rápida. Inclusive, o franqueador presta assistência aos franqueados, ajudando-os no crescimento da unidade.

Além das dicas que demos até aqui, vale ressaltar que organização, foco e comprometimento são indispensáveis. Portanto, seja em negócio próprio ou franquia, seja sozinho ou com um sócio, tais fatores são fundamentais. Só assim, o fator financeiro será apenas mais uma variável a ser observada, deixando de ser o grande vilão do negócio.

Como vimos, empreender na crise é possível e não é tão difícil. É claro que inspira cuidados maiores, mas, com um bom planejamento e determinação, você será capaz de realizar o sonho de montar sua empresa!

Gostou deste artigo? Siga a gente nas nossas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter!

0
/*maps*/