fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Como ser um bom líder: 6 características do mindset empreendedor

Postado por:

Quais são as características imprescindíveis a um bom líder? Essa pergunta, embora aparentemente simples, tem o poder de suscitar discussões bastante aprofundadas — as quais, por sua vez, têm sido cada vez mais recorrentes no ambiente empresarial contemporâneo.

Se você busca mais informações (e até mesmo orientações) sobre o assunto, encontrou o conteúdo perfeito! Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o mindset empreendedor e descobrir por que é essencial cultivar atributos que favoreçam o sucesso pessoal e profissional.

Além disso, também terá acesso à algumas dicas valiosas para desenvolver seu potencial e, dessa forma, se aproximar cada vez mais da concretização de seus objetivos. Preparado? Boa leitura!

O que é mindset empreendedor?

Em uma tradução livre para o português, a palavra “mindset” remete à configuração da mente. Na prática, o mindset é uma característica altamente individual, formada pelo conjunto de crenças e valores de cada um.

Quando deslocada para o contexto empreendedor, a expressão ganha traços mais específicos, diretamente associados à capacidade pessoal de planejar, arregaçar as mangas e fazer acontecer.

Esse é, justamente, o mote central de um mindset empreendedor. Em uma economia aberta e em um mercado repleto de novas possibilidades, o desejo de reger o próprio negócio é cada vez mais evidente e significativo.

Não se trata, porém, de simplesmente se lançar ao mercado com uma boa ideia em mente. Para empreender, é preciso muito mais — e tudo começa, sem dúvida, na configuração da mente. Afinal, como já foi atestado por grandes nomes (como Albert Einstein e Thomas Edison), “pensamentos são coisas”.

Se você deseja avançar (e imergir) no empreendedorismo, esteja certo de que será necessário adotar um mindset condizente com seus objetivos. Para compô-lo e sustentá-lo, é preciso que sejam desenvolvidas algumas características relevantes. Você saberá quais são em breve!

Por que é importante cultivar características empreendedoras?

Antes de elencar os atributos recomendados para um mindset empreendedor, convém esclarecer os motivos que os tornam necessários aos líderes de sucesso.

Em primeiro lugar, é preciso saber que o mercado contemporâneo é marcado pela alta competitividade. Enfrentar um ambiente de forte concorrência, no qual é preciso acompanhar tendências e otimizar recursos, exige mais do que apenas capacidade técnica: também é necessário dispor de competências mentais e comportamentais.

Da mesma forma, não é possível (nem inteligente) negligenciar os desafios práticos e burocráticos envolvidos na abertura de um novo negócio. Nem só de um plano de negócios bem-feito vive uma nova empresa!

Noções de estruturação de equipe, alocação de investimentos e gestão financeira são importantes para que o líder seja capaz de desenvolver sua empresa de forma sustentável.

Em essência, portanto, as características empreendedoras têm várias vertentes. O segredo está, muitas vezes, na capacidade de trabalhar habilidades e competências diferenciais. O somatório de esforços e experiências canalizados em uma gestão enxuta, coesa e sinérgica certamente molda um bom líder.

Como ser um bom líder?

Agora que você já entendeu, de modo abrangente, o que é um mindset empreendedor e por que é importante desenvolver qualidades de liderança, chegou a hora de saber quais atributos são essenciais em sua jornada.

1. Seja honesto e resiliente

O mindset empreendedor deve ter profundas raízes naquilo que você acredita e propaga. Por isso, suas características pessoais têm grande influência no seu estilo de liderança!

Certifique-se de adotar e replicar uma postura honesta e resiliente em todas as decisões da nova empresa. Dessa forma, você assegura o respeito de seu círculo profissional e evita que dificuldades do cotidiano abalem seu foco no objetivo.

2. Conquiste confiança

A confiança daqueles que o cercam — sejam eles funcionários, fornecedores ou clientes — é crucial para que você evolua enquanto empresário. Para conquistá-la, seja sempre ético e coeso em suas ações e decisões.

E lembre-se: uma vez depositada, a confiança deve ser rotineiramente honrada. Por isso, esteja atento à ética e à transparência com que conduz os negócios.

3. Defina metas

Em um âmbito mais estratégico, a definição das metas empresariais certamente desponta como um dos itens básicos em um negócio bem-sucedido. Afinal, você só poderá ter os resultados que almeja se souber o que fazer para chegar lá!

Sendo assim, não postergue as análises do seu negócio e formalize os objetivos (em curto, médio e longo prazo), assegurando que a equipe tenha ciência deles e os empregue como norte para as atividades cotidianas.

4. Delegue funções e atividades

Alguns líderes, principalmente aqueles que construíram cada alicerce da operação, têm dificuldade para delegar atividades à equipe. Cuidado! Além de desnecessariamente centralizadora, essa é uma atitude bastante improdutiva!

Para evitar o erro, você precisa selecionar funcionários nos quais confie e acioná-los para as tarefas processuais. Distancie-se da rotina e reserve o seu tempo para o que é mais importante e estratégico: fazer seu negócio crescer.

5. Estabeleça um bom fluxo de comunicação

Um bom fluxo de comunicação é essencial para otimizar rotinas e evitar erros, gerando mais produtividade e minimizando os riscos de prejuízos por desencontro de informações.

Certifique-se, portanto, de criar (e alimentar) canais eficazes de comunicação, nas dependências da empresa e também externamente, permitindo que a equipe e os demais públicos de interesse possam interagir sem barreiras ou ruídos.

6. Construa e alimente uma boa rede de relacionamentos

Por fim, embora não menos determinante, esforce-se para criar e fortalecer uma rede de networking profissional. Os líderes engajados têm consciência de que os relacionamentos são a grande arte competitiva da atualidade.

Para alimentar a sua, não dispense a aproximação com fornecedores e a participação em eventos do setor, por exemplo. Sempre há oportunidades para expandir sua rede!

Logo, a mensagem final é clara: um bom líder é o resultado de um conjunto harmonioso de predisposições internas e características sociais. Se esse é o seu objetivo, empenhe-se em desenvolver habilidades e competências que te conduzirão ao sucesso na trilha do empreendedorismo.

Este conteúdo foi útil e despertou em você o desejo de continuar explorando o tema? Aproveite para nos seguir no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e no Instagram para ficar sempre por dentro das últimas atualizações. Boa sorte!

0
/*maps*/