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Confira 6 dicas para aumentar a qualidade no atendimento ao cliente!

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Você já precisou resolver um problema, mas passou horas na linha, em uma ligação, até ser atendido? Se deparou com um sistema lento ou atendentes mal informados? Esses são alguns dos motivos que fazem com que as pessoas queiram desistir de ser cliente de uma empresa.

Uma das melhores estratégias de vendas consiste em fazer um plano de negócios para melhorar a qualidade do atendimento ao cliente. Portanto, as companhias estão investindo cada vez mais nesse segmento, a fim de cultivar e fidelizar os seus consumidores.

Hoje em dia, muitas pessoas buscam recomendações de clientes que conhecem os serviços da empresa para realizar suas compras. Por isso, tenha em mente que essa estratégia é uma boa oportunidade para alavancar as vendas.

Ficou interessado em saber como melhorar o suporte ao consumidor e, consequentemente, aumentar as vendas na sua franquia? Acompanhe este post e confira nossas dicas!

1. Capacite sua equipe de atendimento ao cliente

Fazer melhorias no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) é essencial. Ele é o cartão de visitas da marca e faz toda a diferença para a divulgação dela. Assim, se o cliente precisa de ajuda ou de orientação, a primeira coisa que ele faz é procurar o suporte de atendimento da companhia.

Quando ele é bem atendido e fica satisfeito com o tratamento que recebeu, há maiores chances de criar mais confiança na empresa e ocorrer a fidelização. Portanto, capacitar e fazer a gestão da equipe é importante.

Para isso, invista em treinamentos frequentes do seu pessoal. Tenha a certeza de que os atendentes saibam interagir com os consumidores, responder dúvidas, solucionar problemas, além de conhecer os serviços e produtos que são disponibilizados pela companhia.

É possível usar mecanismos tecnológicos que ajudam a mensurar a qualidade do serviço e obter algumas estatísticas, como o tempo de espera e as principais reclamações dos consumidores. Isso pode ser usado a favor da empresa como uma maneira de melhorar o atendimento ao cliente e buscar a perfeição.

2. Ofereça uma experiência única

Oferecer um atendimento ao cliente personalizado é uma estratégia para fidelizar o cliente. Assim, é preciso conhecer o perfil de cada consumidor e, a partir daí, traçar a melhor maneira para proporcionar atenção e conforto. Tenha uma comunicação clara e objetiva e adote valores como empatia, paciência e conhecimento.

Isso ajuda a definir as preferências do público e identificar em que parte a empresa deve investir mais, podendo, dessa forma, crescer e melhorar o seu serviço. Descubra, então, qual o melhor meio de contato, se é pelo telefone, e-mail, WhatsApp, dentre outros.

Depois, invista neles para oferecer uma experiência única aos usuários. Essa prática mantém os clientes satisfeitos e é uma excelente maneira para divulgar os seus serviços.

3. Integre os diversos canais de comunicação

Uma boa empresa disponibiliza vários canais de comunicação para os clientes. Podemos citar como exemplos: perfis em redes sociais, telefone, e-mail etc. E para melhorar ainda mais a experiência do consumidor, essas plataformas podem ser integradas. Mas como isso funciona?

Imagine que uma pessoa tenha problemas com um produto e contate o atendimento ao cliente via telefone. O atendente, então, indica o número do protocolo e pede que ele aguarde o recebimento de um e-mail informando maiores detalhes da sua solicitação. Esse e-mail pode nunca chegar ao cliente, o impedindo, desta forma, de resolver o problema.

Por esse motivo, a possibilidade de entrar no site da empresa e ser atendido por chatbots para verificar como anda o procedimento é interessante.

4. Cultive o relacionamento

Conquistar um cliente é um dos principais objetivos das empresas, mas cultivar um relacionamento pode ser dificultoso, ainda que os benefícios sejam muitos. Por isso, preste atenção na forma como o consumidor é tratado.

Esteja atento às necessidades do cliente, fazendo o máximo possível para solucionar cada uma, ofereça um tratamento cordial e dê atenção aos seus problemas. Mesmo após as vendas, você deve cuidar para que ele se mantenha um fiel consumidor da marca.

Para isso, você pode adotar algumas estratégias de marketing, como enviar e-mails promocionais, conteúdos úteis, fazer sorteios em redes sociais etc. Escute seus consumidores e auxilie sempre que solicitado, isso faz com que eles se sintam especiais.

O segredo é estar presente na vida do cliente de maneira sutil. Dessa forma, cuide deles e esteja disponível. Assim, caso precise de algum serviço, a sua marca será a primeira que virá na mente dele. Logo, manter um bom relacionamento é fundamental.

5. Seja transparente

Ser transparente é ter sinceridade e manter uma relação de confiança e proximidade com o cliente, além de apresentar colocações objetivas e passar o máximo de segurança ao consumidor.

Assim, é importante saber reconhecer eventuais falhas e tentar corrigi-las rapidamente. Se o atendente não compreender uma dúvida e não souber como esclarecê-la, é aconselhável informar que entrará em contato em breve. Logo, assim que possível, procure respostas.

6. Colha os feedbacks dos clientes

Colher feedbacks é muito importante para saber quais serviços são bem prestados e devem ser mantidos, além de quais pontos podem ser melhorados. Essa coleta é possível por meio de perguntas aos clientes, no final de uma ligação, por exemplo.

Solicite que eles avaliem o atendimento e atribuam uma nota. Pedir sugestões para implementar melhorias também é uma boa ideia. Essa é uma atitude que ajuda a descobrir as preferências dos clientes, identificar falhas e lacunas e, ainda, a promover o aprimoramento do serviço.

A preocupação em investir no setor de atendimento é um diferencial para as empresas que desejam crescer e se manter no mercado, que está cada vez mais competitivo. Por isso, adotar medidas que buscam estabelecer um relacionamento duradouro com o cliente é essencial.

Além de procurar solucionar os problemas dos consumidores, o responsável pelo atendimento deve passar confiança, credibilidade e se mostrar disposto a esclarecer as dúvidas. Dessa forma, evita a insatisfação e até mesmo a perda deles, que migram para os negócios da concorrência.

Agora que você já sabe como aumentar a qualidade no atendimento ao cliente, que tal aprender a conquistá-lo? Não deixe de ver nosso artigo sobre como conseguir atrair mais consumidores para o seu negócio!

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