fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Conheça as 5 principais feiras de franquias e eventos!

Postado por:

O sistema de franquias de uma empresa é uma prática comum no Brasil e de aumento gradual a cada dia. Essa modalidade de investimento é bem aceita no mercado e ajuda a expandir a marca entre o público.

Mesmo na crise pela qual o país passa, o setor de franquias não parece sofrer muito. Pelo contrário, esse segmento cresce e se inova sempre mais.

Pensando nisso, que tal visitar uma feira de franquias? Se você é empresário, quer transformar seu empreendimento em um negócio promissor ou pretende abrir um, deve começar a se planejar para isso o quanto antes.

Esses eventos são organizados todos os anos com o intuito de apresentar as melhores oportunidades aos investidores, além de ajudarem a entender essas operações e apresentarem técnicas aprimoradas de gestão. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Quais são as principais feiras de franquias do país?

Neste artigo, vamos apresentar as cinco principais feiras de franquias que acontecem pelo país.

1. ABF (ABF Franchising Expo)

A ABF Franchising Expo é considerada a maior e mais completa feira de franquias do ramo dos negócios, na América Latina. Só no ano passado o evento reuniu mais de 400 marcas.

Ela é uma grande oportunidade para os empresários que querem saber mais sobre os detalhes dessa modalidade e como funcionam as operações de uma empresa franqueada em diversos segmentos, como o alimentício, de educação, informática, beleza, comércio, dentre outros.

A sua programação inclui congressos e debates com os profissionais do setor, desde pequenos empreendedores até fornecedores de grandes multinacionais. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, todos os anos.

2. Expo Franchising ABF Rio

A Expo Franchising ABF Rio é uma das maiores feiras de todo o mundo e acontece na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no Riocentro. Ela realiza a interação entre investidores e a apresentação de simpósios sobre serviços e marcas, de diversos setores, que querem se tornar franquias.

3. ABF Franchising Expo Nordeste

A ABF Franchising Expo Nordeste é um acontecimento mais regional e leva em consideração a situação econômica daquela localidade. Ela ocorre na cidade de Recife, mais especificamente no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento é patrocinado pela Associação Brasileira de Franchising. O seu objetivo é oferecer possibilidades de negócios inovadoras para os empresários e também maiores chances de abertura de novas franquias, a fim de promover suas marcas.

4. Franchising Fair Sudeste

A Franchising Fair Sudeste é sediada na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ela tem como objetivo trazer todas as novidades do setor de franquias aos empresários de todos os ramos da economia, como alimentação, moda, serviços, vestuários, entre outros. O evento apresenta palestras e orientações específicas de como abrir um negócio de sucesso.

5. Brasil Expo Franquias

A Brasil Expo Franquias é outro exemplo de grande evento conceituado no mundo das franquias. A feira acontece na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, geralmente no Shopping Park Europeu.

Ela é o lugar perfeito para conhecer mais sobre o mercado de franchising e as melhores alternativas de investimento. Quem mora no Estado, não deve deixar de participar.

Como aproveitar melhor uma feira de franquias?

Vamos passar algumas dicas para você tirar o máximo de proveito quando for visitar essas feiras e os eventos dentro delas.

Visite com disponibilidade de tempo

Esteja certo de que tem tempo suficiente para conhecer tudo aquilo que deseja. Normalmente, essas feiras oferecem várias interações com os visitantes e você pode levar mais tempo do que havia planejado.

Existem diversas opções de empreendimentos, e você terá a oportunidade única de conhecer melhor o assunto e de conversar com os profissionais do ramo.

Por isso, visite sem pressa. Se puder, reserve o dia inteiro apenas para se dedicar a esse evento.

Vá além dos stands

Esses locais oferecem cursos, alguns gratuitos, de imersão no universo das franquias, com o objetivo de que os visitantes conheçam a fundo sobre essa modalidade e possam investir sem medo.

Por isso, vá além do tradicional oferecido nos stands. Participe, interaja de verdade. Essa atitude é uma ótima chance para esclarecer todas as dúvidas com os especialistas no assunto e vivenciar novas experiências. Quem sabe não surge uma ótima ideia na sua cabeça?

Olhe todos os segmentos

Mesmo que você já seja um empresário e tenha interesse em somente uma determinada área, por que não visitar os demais stands?

Essa é uma ótima ideia, pois você pode conhecer como funcionam os mecanismos dos outros ramos de negócio. Pode até mesmo surgir um interesse em uma marca nova que vai fazer sucesso na sua região com os seus clientes. Por isso, esteja aberto às novidades e não tenha preconceitos. Não fique apenas no seu nicho e vá conhecer tudo.

Pergunte sempre que tiver dúvidas

Essa dica é um pouco óbvia, mas por incrível que pareça, muitos visitantes e até empresários deixam de anotar as suas dúvidas antes ou ficam com vergonha de perguntar sobre aquilo que não sabem.

Deixe isso de lado! Todos que foram visitar o evento querem saber mais e pode ser que tenham a mesma dúvida que você.

Por isso, faça perguntas sobre tudo que achar importante. Saiba como funciona o lado financeiro de determinada marca, as ações de marketing digital, logística, suporte de clientes etc.

Converse com empresários franqueados

Aqui vale aquele conselho: ouça a voz da experiência. Ninguém melhor do que um franqueado para passar conselhos e contar a experiência que ele teve com o negócio. Ele é o empreendedor que conhece todos os trâmites das operações e tem conhecimento do cotidiano da franquia.

Além de dar motivação, a transparência do empresário pode ser fundamental na sua decisão. Assim, conversar com alguém experiente no ramo pode fazer toda a diferença para investir em um negócio promissor e evitar perigos inerentes em qualquer atividade, que poderiam levar ao fracasso e até mesmo à falência.

Não feche negócios na feira

Evite contratar negócios assim de cara. Vá para casa e pense sobre o assunto. Avalie a proposta e pense melhor sobre as oportunidades e os riscos do empreendimento. Veja se tem condições financeiras de arcar com as despesas, se terá um bom retorno de lucro, se a marca é bem aceita na sua região, por exemplo.

Muitas pessoas, no calor da emoção, fecham um contrato e acabam se dando mal depois, com surpresas inesperadas e prejuízos financeiros. Por isso, tome conta do seu dinheiro.

Quando se trata de negócios, conquistar conhecimento nunca é demais. Essa afirmação é ainda mais útil quando falamos de feira de franquias. Afinal, esses eventos são ótimas oportunidades de conhecer tudo o que envolve essa atividade e de tirar todas as suas dúvidas, ficando livre de preocupações. Por isso, não perca essa chance, anote já na sua agenda e aproveite!

Ficou interessado em visitar alguma feira de franquias? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Quem sabe algum amigo seu também esteja interessando em conhecer algum desses eventos e você ganhe uma companhia?

0
/*maps*/