fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

É possível trabalhar e empreender ao mesmo tempo?

Postado por:

Muitos trabalhadores sonham em abrir seu próprio negócio. Em épocas de crise, o número de empreendedores costuma aumentar, pois as pessoas procuram oportunidades de complementar a renda e de garantir melhores condições de trabalho. Muitas, entretanto, preferem não sair de seus empregos formais.

Trocar o trabalho atual, algo certo, por um novo empreendimento, em um caminho que ainda está se construindo, não é uma decisão fácil. Por isso, em muitos casos a melhor opção é, de fato, conciliar as duas tarefas: trabalhar e empreender. Assim, é possível reduzir os riscos do trabalho autônomo e ir testando a ideia antes de abrir mão da renda que já existe.

Mas, como alavancar um negócio próprio sem perder o emprego atual? Neste post, organizamos ótimas dicas para quem quer conciliar o emprego de carteira assinada com um trabalho autônomo. Confira!

Tenha foco

Abrir um negócio nunca é uma tarefa simples. Para quem já vai começar em dupla jornada, é preciso ter ainda mais disposição e foco. É importante reconhecer que você tem um emprego em tempo integral e que será preciso trabalhar no terceiro turno para colocar seu negócio para a frente.

Manter duas atividades paralelas exige de você muito compromisso e motivação, mas, antes de tudo, é necessário ter clareza do caminho a ser seguido. Esteja consciente de que o seu negócio trará desafios diários, para os quais é preciso estar preparado. Para conciliar as atividades de trabalhar e empreender, você precisa estar disposto a vencer obstáculos.

Outro aspecto importante é saber que a sua vida não será a mesma depois dessa decisão. Prepare sua família e amigos para que eles entendam que você trabalhará mais e, pelo menos por um tempo, terá retorno financeiro menor.

Todos precisarão compreender que esse momento inicial é mais de investimento do que de colheita. Além disso, contar com a parceria de familiares e amigos para tocar o negócio é um ótimo diferencial.

Planeje seu negócio

Um ponto muito importante para todo empreendedor é entender sua motivação. As chances de sucesso serão maiores se você estiver abrindo uma empresa porquê, de fato, se interessa pela área.

Iniciar uma atividade autônoma sem ter afinidade com ela ou apenas seguir a moda e os conselhos de outras pessoas não é o melhor caminho, principalmente se você está conciliando isso com outro trabalho.

Comece pesquisando tudo sobre o empreendimento que você quer abrir e monte um plano de negócios. Trace os primeiros passos da sua nova carreira, conheça a área, estabeleça objetivos iniciais e faça planos para conquistá-los.

De início, tenha metas realistas e foque em um projeto só — nada de planejar várias frentes de ação para a sua empresa, por exemplo. Lembre-se de que, por enquanto, o seu tempo de dedicação está limitado.

Não se esqueça de separar uma reserva financeira antes de empreender. No início, o retorno é muito baixo ou até inexistente. Você não pode comprometer toda a sua renda atual e, por isso, o ideal é se organizar financeiramente antes de começar o negócio.

 

 

Aproveite bem o tempo

gestão do tempo é essencial para quem se propõe a trabalhar e empreender de forma simultânea. Sua rotina de trabalho será mais desgastante e, por isso, organizar seus horários e atividades é o melhor caminho para superar a exaustão e fazer o dia render.

Mapeie o tempo que você tem disponível para empreender e perceba quais são seus horários e dias de folga no trabalho. Provavelmente, você poderá se dedicar mais ao seu negócio durante o horário de almoço, à noite e nos fins de semana. Assim, é necessário que você pense com cuidado na distribuição das tarefas nesses períodos.

Pode parecer estranho, mas uma dica muito importante é que você não deixe de separar algumas horas para descansar e ter momento de lazer. Trabalhar o dia inteiro é muito cansativo e sobrecarrega sua mente. Negligenciar a saúde é algo negativo para você e pode, inclusive, comprometer seus resultados nos dois trabalhos.

Seja organizado

Para garantir a produtividade ao conciliar o trabalho e o empreendedorismo, é preciso muita organização. Uma boa dica é se dedicar completamente à função que você está realizando em cada momento. Enquanto estiver na empresa para a qual você trabalha, não desvie sua atenção para atividades do seu negócio. Faça o mesmo nos momentos em que estiver se dedicando ao trabalho autônomo.

Outra estratégia importante é anotar todas as informações e organizar cronogramas. Como você está lidando com dois contextos de trabalho, será mais difícil se lembrar das atividades e cumprir prazos. Se você se dedicar a duas tarefas sem se organizar o suficiente, há um grande risco de falhar em ambas.

Evite conflitos éticos

Este ponto é importantíssimo. Se você está entrando no mundo dos empreendedores, vai querer fazer isso do modo mais amigável possível. Assim, evitar mal-estar no seu trabalho é fundamental. Antes de tudo, é preciso ter respeito e consideração pela empresa na qual você está atualmente.

Evite abrir um negócio que seja concorrente direto do seu patrão e não seja desleal em relação aos clientes e fornecedores dele. Evite, também, misturar o trabalho atual com o seu projeto — é falta de ética realizar funções do seu negócio durante o horário de trabalho. Além de não querer prejudicar sua imagem no mercado, você também não quer correr o risco de perder sua renda atual, não é mesmo?

Em algum momento, você se verá diante da decisão de sair do emprego e focar completamente no seu negócio. Quando o retorno financeiro estiver maior e sua empresa passar a exigir mais do seu tempo para crescer e se consolidar, você se sentirá mais seguro em ficar apenas com essa fonte de renda.

Quando isso acontecer, o ideal é sair do seu emprego com uma boa imagem, pois assim você deixa as portas abertas para futuras parcerias e pode até aproveitar o networking construído lá.

Enfim, com nossas dicas você viu que é possível trabalhar e empreender. Conciliar essas duas atividades é algo complexo, mas com organização, ética e visão de negócio você pode conquistar muito sucesso. Aproveitar a estabilidade no emprego atual para iniciar um empreendimento com calma e segurança pode ser uma grande oportunidade!

E então, gostou do texto? Quer continuar recebendo conteúdos interessantes sobre empreendedorismo? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações!

3
/*maps*/