fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Entenda quais são as taxas de franquias e para que elas servem!

Postado por:

A criação de franquias é um negócio promissor e que vem atraindo a atenção de investidores de diversos segmentos. O empresário interessado nesse negócio precisa conhecer um pouco mais sobre o assunto e estar consciente da existência de algumas taxas de franquias que deverá desembolsar no momento de investir nesse tipo de estabelecimento.

Algumas franquias cobram alguns tipos de taxas; por outro lado, outras não fazem essa cobrança. Tudo vai depender do tipo do negócio. Dessa maneira, é importante planejar bem antes de fechar qualquer negócio para que tudo saia bem e você consiga alcançar o sucesso.

Pensando nisso, vamos apresentar as quatro principais taxas de franquias e suas funções neste post. Acompanhe a leitura!

Taxas de royalties

A taxa de royalties representa a cobrança pelo uso da marca e pelo know-how que o franqueador cedeu à franquia (franqueado). Geralmente, é cobrada mensalmente e exigida até o fim da vigência do contrato.

O cálculo varia conforme a modalidade de franquia. No geral, ele é feito com base na porcentagem de faturamento bruto que a unidade alcançou. Dessa maneira, as franquias de serviço cobram uma porcentagem que varia entre 4% e 10% do faturamento bruto de cada franqueado, por exemplo. Nos casos em que o franqueador não tem a obrigação de fornecer os produtos às unidades, a taxa cobrada é bem menor.

Por outro lado, se o franqueador é fabricante e fornecedor do produto vendido em suas unidades, a taxa de royalties incide sobre as compras mensais e o franqueado deve pagar entre 20% e 40% do valor bruto arrecadado. Essa prática é comum nos setores de alimentação.

O valor arrecadado com as taxas de royalties é usado para melhorar a qualidade da própria empresa e cobrir as despesas do franqueador.

Assim, o valor da taxa de royalties inclui:

  • tecnologia oferecida;
  • uso da marca;
  • fornecimento de produtos;
  • pesquisas para aprimorar a qualidade;
  • desenvolvimento de novos serviços ou produtos;
  • ações, treinamentos e eventos.

Taxa de propaganda e promoção

A taxa de propaganda e promoção é cobrada mensalmente da franquia. As contribuições oriundas dessa taxa formam o fundo de marketing (ou fundo de propaganda) da rede.

Ela tem o objetivo de criar um fundo para investir em estratégias e ações publicitárias e de marketing que promovam a divulgação da unidade e também de toda a rede da franquia, a imagem da marca, os produtos oferecidos etc. Dessa forma, é possível investir na criação de banners e anúncios em mídias de massa e redes sociais, por exemplo.

O valor da taxa de propaganda e promoção gira entre 2% a 5% sobre o faturamento bruto mensal de cada unidade. Ele é administrado pelo franqueador e é reinvestido em ações de marketing. O dever da empresa é tomar conta do dinheiro e usar em prol de campanhas publicitárias.

Por outro lado, os franqueados que realizam o pagamento têm o direito de receber a prestação de contas e conferir a forma como o seu dinheiro está sendo redirecionado para as campanhas publicitárias.

Assim, a taxa de publicidade é uma espécie de investimento que o franqueado realiza. Logo, o valor deve retornar a ele na forma de maior publicidade, aumento de público e maior quantidade de vendas, por exemplo.

Taxa de licença

A taxa de licença é conhecida como taxa de franquia. Ela é cobrada uma única vez do franqueado no momento da assinatura do contrato.

Trata-se do valor pago pelo franqueado ao franqueador que permite que ele abra uma unidade e tenha o direito de fazer parte da rede de franquias. Assim, ele poderá usar a imagem do franqueador em seu empreendimento. Ela simboliza o ingresso do franqueado na rede.

A taxa de licença representa uma forma de remunerar a empresa franqueadora por todo o uso de imagem, transferência de know-how e demais investimentos que ela teve de fazer para que a franquia pudesse iniciar as suas atividades.

Além disso, o valor da taxa de licença inclui:

  • apoio de tecnologia operacional;
  • treinamento inicial da equipe;
  • manual de operação;
  • apoio e suporte;
  • direito de uso da marca;
  • auxílio para escolher o ponto comercial;
  • assistência no projeto arquitetônico etc.

Taxa de renovação

A taxa de renovação é cobrada do franqueado quando o seu contrato de franquia perde a validade e a vigência. Assim, se houver o interesse mútuo na continuação do acordo, será feita a renovação do contrato, que geralmente dura cinco anos. Nesse caso, deverá ser cobrada essa taxa.

Além disso, a taxa de franquia cobrada na época em que o contrato foi celebrado será praticada novamente. Geralmente, o valor cobrado no momento da renovação corresponde ao mesmo que o franqueador exigiu na época da adesão — embora ambos tenham objetivos diversos. No entanto, podem ser incluídos os juros e a inflação.

Dessa forma, a taxa de renovação representa a continuidade do contrato realizado entre franqueador e franqueado.

É muito importante que ambas as partes tenham atenção no momento de celebração do acordo e na administração do valor das taxas. Além disso, é importante mencionar que o franqueado tem o direito garantido pela lei das franquias de ter acesso livre aos fundos dessa cobrança e de saber como os valores estão sendo reinvestidos na sua unidade

As taxas de franquias são instrumentos essenciais ao desenvolvimento de um negócio em redes. A quitação de todos os valores deve estar apresentada no contrato e, de preferência, devem ser emitidos recibos confirmando o pagamento. Por isso, é essencial se certificar de que todas as cobranças são devidas. Isso ajuda a evitar problemas no futuro.

Como você percebeu, são diversos os valores que precisam ser pagos no momento de abrir uma franquia. Portanto, é importante que o investidor interessado conheça melhor as taxas de franquias antes de se associar a esse tipo de rede. Nesse caso, conhecê-las previamente é a principal ferramenta para fazer um planejamento e garantir o sucesso do negócio!

E aí, você está preparado para investir em sua franquia e ter sucesso nesse novo empreendimento? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então, entre em contato conosco para podermos ajudá-lo!

0
/*maps*/