fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Fluxo de caixa: o que é e qual a importância de seu controle?

Postado por:

Uma das principais atividades do setor financeiro de uma empresa é o controle do fluxo de caixa. Ele serve como base para todo o trabalho do setor e mantê-lo sempre atualizado pode evitar grandes problemas.

Uma tarefa tão importante demanda alguns cuidados especiais e muita atenção a certos detalhes. Apesar de, em suma, ser um controle de entradas e saídas, os cálculos podem ser mais complexos dependendo de algumas situações. Nesse cenário, qualquer erro pode afetar várias outras contas.

Para ajudar você a fazer um controle de fluxo de caixa eficiente, preparamos este post mostrando o que ele é, destacando suas principais características e, por fim, explicando por que ele é tão importante para as empresas. Confira!

O que é fluxo de caixa?

Como citamos na introdução deste post, o fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que expõe todas as entradas e saídas financeiras da empresa, geralmente agrupadas por mês.

Na prática, o fluxo de caixa mostra uma visão antecipada das projeções futuras. Ou seja, ele mostra a situação financeira provável dos próximos períodos, com base nas informações atuais disponíveis.

Dessa forma, ele deve contemplar todas as contas a pagar que já estão previstas no período 

 

de análise. Isso inclui todas as despesas recorrentes do dia a dia, como aluguel, despesas com funcionários e fornecedores e pagamento de royalties (nos casos de franqueados).

Da mesma forma, as receitas previstas também precisam ser listadas. As mais comuns são os recebimentos de vendas parceladas, mas também há as vendas feitas durante o mês por meio de cartão de crédito, que costumam demorar cerca de 30 dias para serem creditadas na conta.

Mantendo essas informações atualizadas e sob controle, o fluxo de caixa se torna um excelente aliado à gestão da empresa. A seguir, confira quais são os principais benefícios desse instrumento de gestão.

Quais são os principais benefícios do fluxo de caixa?

Manter o fluxo de caixa organizado e atualizado pode não ser uma tarefa tão prazerosa, mas seu cumprimento traz benefícios que, com certeza, valem todo o esforço. Veja abaixo alguns motivos para garantir que o fluxo de caixa da sua empresa esteja sempre em dia.

Eficiência no gerenciamento de gastos

O fluxo de caixa permite ao gestor financeiro ter uma visão clara da previsão de entradas e saídas de valores em um determinado período. Com isso, ele pode verificar se a empresa tem condições de arcar com seus gastos ou se providências precisarão ser tomadas.

É importante ressaltar que, para que esse gerenciamento seja realmente eficiente, é necessário manter o fluxo de caixa diariamente atualizado — principalmente porque a maior parte das previsões de entradas vem das vendas de cada dia, e esses valores podem afetar a visão mensal da situação financeira da empresa.

Auxílio no controle financeiro

O fluxo de caixa faz parte da base de informações necessárias para que o gestor faça um bom controle financeiro. Isso porque não há como decidir sobre pagamentos e investimentos sem ao menos saber quais são as previsões de entradas e saídas.

No dia a dia de um setor financeiro, são muitas as contas a pagar e a receber, e é papel do gestor manter a conta corrente controlada, não apenas para não faltar dinheiro para cobrir as contas a pagar, mas também para manter parte do dinheiro aplicada para gerar rendimentos.

O documento ajuda a prever com clareza a movimentação financeira de cada dia; assim, o empresário é capaz de realizar uma melhor gestão, evitando atrasos e multas e garantindo que o dinheiro siga rendendo nas contas de investimento.

Base para o planejamento financeiro

O histórico do fluxo de caixa é uma excelente fonte de informações para a realização do planejamento financeiro, um instrumento que permite ao gestor projetar as receitas, custos e investimentos da empresa de forma a antever a provável situação financeira futura.

Apesar dos conceitos parecidos, no fluxo de caixa os valores vêm de transações já realizadas, enquanto no planejamento os valores são suposições.

Nesse sentido, a análise dos fluxos de caixa anteriores oferece uma base mais sólida para a definição dos valores esperados no planejamento financeiro.

Aprimoramento na tomada de decisões

A tomada de decisões, em qualquer tipo de empresa, precisa ser feita com base em dados seguros e realistas. O fluxo de caixa é o documento com as informações financeiras mais reais existentes na empresa.

Decisões sobre grandes investimentos, ampliações, abertura de novas unidades, entre outras, são muito sérias e não devem ser tomadas com base em meras suposições. O fluxo de caixa provê informações que mostram uma tendência, possibilitando tomar decisões mais acertadas.

Um bom gestor financeiro saberá tomar as melhores decisões ao analisar os dados corretos do documento, além de contar com informações de outras ferramentas de gestão utilizadas na empresa.

Transparência sobre a saúde financeira da empresa

O fluxo de caixa é como um retrato do contexto financeiro atual da empresa para os próximos meses. Ao manter esses dados diariamente atualizados, a situação fica clara para os gestores.

Um fluxo de caixa bem organizado não deixa dúvidas sobre as transações. As entradas e saídas diárias são estritamente controladas; dessa forma, dificilmente uma discrepância nos valores passa despercebida.

Com dados confiáveis e atualizados, o real estado de saúde financeira da empresa torna-se facilmente verificável e medidas preventivas podem ser tomadas a tempo, se for o caso.

Por que manter o controle do fluxo de caixa é tão importante?

Manter o fluxo de caixa controlado é o mesmo que manter o seu setor financeiro em ordem. Ele é a base para todas as atividades do setor, então, se ele não estiver sob controle, todo o restante também não estará.

Além disso, mantê-lo organizado e atualizado garante que sua empresa obtenha todos os benefícios citados no tópico anterior. Alguns deles, inclusive, são essenciais para a execução de tarefas simples do dia a dia.

Portanto, é importante que seu setor financeiro tenha o hábito de atualizar o fluxo de caixa constantemente. Crie uma rotina e escolha uma pessoa para ser responsável por essa tarefa. Não deixe de acompanhá-la para garantir que o controle esteja sempre em dia.

Agora que você entendeu qual é a importância do fluxo de caixa, que tal aprender como calcular o lucro? Boa leitura!

0
/*maps*/