Blog

Histórias inspiradoras: confira a trajetória de Luiza Trajano

Postado por:

Conhecer histórias inspiradoras é uma excelente forma de aprender e se motivar. Afinal, a vida de um empresário não é nada fácil. Por isso, ao perceber que muitas pessoas já passaram por situações adversas e venceram, conseguimos buscar força para seguir com nossos sonhos.

Neste texto, vamos falar sobre a trajetória vitoriosa de Luiza Trajano, que foi presidente de um dos maiores grupos varejistas do país. Veja como ela superou as dificuldades e hoje é referência internacional em empreendedorismo. Continue a leitura!

Quem é Luiza Helena Trajano?

Luzia Helena Trajano é a presidente do Magazine Luiza, 3ª maior rede varejista do Brasil. Apesar de ser uma empresa familiar, esse não foi o fator que a levou ao cargo. Foi tudo fruto de muito trabalho e espírito empreendedor.

A pequena loja de utilidades teve início em Franca, no estado de São Paulo, com sua tia Luiza Trajano, em 1967. Em 1991 ela assume a presidência. Atualmente, seu filho Frederico Trajano é o CEO e representa a terceira geração da família à frente dos negócios.

Como ela se tornou uma empresária de sucesso?

Vamos conhecer, a seguir, a trajetória da nossa personagem desde os 12 anos até os dias atuais.

De balconista a presidente

A primeira vez em que Luiza se aventurou no balcão da loja de sua tia, tinha apenas 12 anos. Ela trocou parte de suas férias pela oportunidade de ganhar dinheiro para comprar presentes de natal.

Sua paixão pelo trabalho se desenvolveu desde então e, com 18 anos, teve seu primeiro emprego formal na loja. Em paralelo a isso, formou-se em direito e administração. Ocupou quase todos os cargos existentes no negócio até ser convidada para a gestão principal.

Inovação no varejo

No posto maior de liderança da organização, Luiza promoveu grandes feitos. Já em 1992, ela lançou a primeira loja virtual. Em uma época em que a internet ainda engatinhava, ela disponibilizou terminais de consulta para que os clientes, com a ajuda de vendedores, adquirissem produtos que não estavam disponíveis nas lojas.

É de autoria dela, também, a criação da “liquidação fantástica”, uma estratégia para acabar com o estoque no mês de janeiro, que é tradicionalmente um mês com poucas vendas para o varejo. Hoje em dia, essa é uma prática utilizada por vários concorrentes.

Quais são os conselhos que ela dá para quem está pensando em empreender?

O lema de Luiza Trajano é: “Primeiro faça o necessário, depois faça o possível e, de repente, você vai perceber que pode fazer o impossível”. Sendo assim, ela nos ensina que, começando pelo básico, pode-se alcançar grandes feitos.

Como vimos, a Luiza é um grande exemplo de garra e inovação em um setor com tanta concorrência. Isso mostra que, para ser um bom empreendedor, é preciso ousar, ser criativo e não ter medo de arriscar. Com histórias inspiradoras assim, o sonho de ser dono de um negócio fica ainda mais vivo!

E você, conhecia a história dela? Compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também conheçam!

0
/*maps*/