fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Histórias inspiradoras: conheça a trajetória de Amancio Ortega

Postado por:

As histórias inspiradoras de grandes gestores, que apostaram em uma boa ideia e construíram um império empresarial, é uma excelente fonte de inspiração. É o caso da trajetória de Amancio Ortega Gaona, a mente por trás da Zara, a maior rede varejista, do tipo “fast fashion”, do mundo.

Se você está procurando um ânimo a mais para prosseguir buscando seus objetivos no mercado, não deixe de ler o conteúdo até o fim. No post, você conhecerá um pouco mais dos feitos do homem que chegou a superar Bill Gates, em agosto de 2017, na lista dos mais ricos do mundo.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Amancio Ortega: da origem simples ao empreendedorismo

Ortega nasceu em 1936, em Léon, na Espanha. Aos 12 anos, acompanhando uma transferência de seu pai, que era ferroviário, mudou-se com a família (os pais e mais dois irmãos) para Galiza, onde a mãe também passou a trabalhar como empregada doméstica.

Pouco depois, aos 13 anos, Amancio precisou abandonar os estudos porque não tinha condições de ir à escola. Seu primeiro emprego foi aos 14 anos, como estafeta de uma camisaria, em Corunha. Aos 17, migrou para uma empresa de confecções — em que os irmãos também trabalhavam.

A moda, portanto, sempre esteve presente na vida de Ortega. A experiência acumulada na infância e na adolescência, enquanto trabalhava para endossar a renda familiar, permitiu que fosse à frente com sua própria marca: a GOA (suas iniciais de trás para frente) produzia roupões de banho.

Começava aí uma trajetória marcada por intensos desafios, mas também por muita determinação de prosperar. Nascia o empresário Amancio Ortega, o idealizador da maior rede varejista de moda do mundo.

O caminho para o sucesso: Amancio Ortega e a criação da Zara

Foi em maio de 1975, na Espanha, que a Zara ganhou vida. A marca permitiu que Ortega vendesse diretamente, por meio de lojas próprias, o que ele mesmo produzia. E o sucesso foi retumbante!

Já em 1988, a marca deu seu primeiro passo rumo à internacionalização, abrindo uma unidade na cidade do Porto, em Portugal. Incorporada à holding Inditex, que também controla outras redes, a Zara cresce a passos largos e já conta com 7 mil lojas espelhadas por todo o mundo.

Em 2017, segundo levantamento da Forbes, a fortuna de Amancio Ortega, que detém 60% das ações da Inditex, é estimada em US$ 71,3 bilhões — e é a quarta maior do mundo.

Em agosto do mesmo ano, em função de uma forte alta nas ações da empresa, Ortega chegou a ultrapassar Bill Gates e encabeçou a lista dos mais endinheirados do planeta.

Postura de líder: as principais características de Amancio Ortega

Hoje, aos 82 anos, Amancio Ortega permanece na ativa e aparece para trabalhar todos os dias. Ainda que não seja mais o CEO do grupo, posto hoje ocupado por seu pupilo Pablo Isla, o empresário tem voz nas decisões estratégicas da empresa e participa do dia a dia da produção.

Sua postura proativa é, sem dúvida, um dos segredos de sua prosperidade. Além disso, porém, outras características podem ser apontadas como motrizes do seu sucesso enquanto empreendedor. Algumas delas são:

  • resiliência: mesmo em cenários difíceis, tais como a infância pobre e a educação deficiente, Ortega foi capaz de criar suas próprias oportunidades;
  • foco: ainda criança, Ortega prometeu a si mesmo que sua família jamais passaria fome novamente. Essa determinação o levou a construir um império;
  • trabalho árduo: nada caiu do céu para Amancio Ortega. Com muito trabalho, ele foi capaz de revolucionar o mundo da moda e certamente deixará um legado de prosperidade.

Histórias inspiradoras nos motivam a buscar o melhor de nós — e a trajetória de Amancio Ortega figura como um excelente lembrete de que, quando um sonho é aliado a determinação e proatividade, tudo é possível!

O conteúdo aguçou sua vontade de ir em busca de suas metas com ainda mais empenho? Ótimo! Aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook e fique sempre por dentro de outras histórias inspiradoras de superação e sucesso. Até a próxima!

0
/*maps*/