fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Histórias inspiradoras: conheça e se inspire na história de Mark Zuckerberg

Postado por:

Quatro amigos reunidos em um dormitório de uma das mais famosas universidades do mundo, Harvard, decidiram criar um jogo para que os estudantes pudessem escolher os colegas mais atraentes, surgindo assim o Facemash, precursor da maior rede social da atualidade: o Facebook. No entanto, o que mais impressiona é a trajetória do seu principal fundador, Mark Zuckerberg, que está entre as histórias inspiradoras do empreendedorismo na atualidade.

No artigo de hoje, você saberá mais sobre como um jovem revolucionou as redes sociais, fazendo com que o seu site se tornasse um dos mais populares do mundo. Confira! 

A infância de Zuckerberg 

Mark Zuckerberg nasceu em White Plains no estado de Nova Iorque. Filho de uma psiquiatra e um dentista, Mark foi criado junto de suas três irmãs. Desde criança, ele já era considerado um garoto prodígio.

Enquanto na Ardsley High School ele se destacou em arte e cultura, ao ser transferido para Phillips Exeter Academy, ele ganhou diversos prêmios em astronomia, matemática e física. Ou seja, uma das histórias inspiradoras da atualidade começou ainda na infância.

Inclusive, nessa mesma época, ele já havia demonstrado interesse pela tecnologia, tendo criado o “ZuckNet”, uma espécie de aplicativo de mensagens instantâneas que permitia a comunicação entre os computadores de sua residência e o consultório de seu pai. 

Os estudos em Harvard e a criação do Facebook 

Antes mesmo de entrar em Harvard, Zuckerberg já era um renomado programador. Na universidade, ele estudou psicologia e depois passou para as ciências da computação.

A história de criação do atual Facebook é até então controversa. Segundo relatos publicados no livro Bilionários por Acaso, Mark teria sido convidado por três amigos para desenvolver um site chamado Harvard Connection, cuja ideia era criar perfis dos alunos que estudavam na instituição. 

Apesar de ter aceitado o convite, antes mesmo de entregar o site pronto, ele lançou uma rede social própria junto de outros amigos. Inclusive, alguns anos depois, ele pagou bilhões para encerrar uma disputa na qual os colegas relataram o roubo da ideia, o que foi retratado no filme A Rede Social, que conta a trajetória desde a criação do Facebook até o seu sucesso mundial.

No entanto, como dissemos no começo do artigo, a proposta era um pouco diferente e tinha por objetivo escolher os colegas “mais atraentes”, criando uma rede social de contatos, visto que o perfil continha foto e até telefone. 

A princípio a rede se espalhou por Harvard, em seguida pelas outras universidades da Ivy League, tendo posteriormente sido difundida por outras faculdades americanas e, assim, começou o “The Facebook”, que se tornaria a rede social de hoje.

As curiosidades de Zuckerberg 

Mark Zuckerberg está hoje na lista das pessoas mais ricas do mundo e não é por acaso. Além de um grande empreendedor, ele sempre teve um pensamento à frente do seu tempo. Aliás, a ideia dele nem era criar uma empresa, mas sim mudar o mundo das interações entre as pessoas. 

Ele não foi o criador da rede social, mas é reconhecido como o principal expoente da evolução nela. Confira a seguir algumas curiosidades sobre a sua vida!

Formação honorária 

Mark não chegou a se formar em Harvard. Como o negócio começou a dar certo ainda durante os seus anos de universidade, ele largou os estudos. Porém, em 2017 a instituição concedeu-lhe um diploma honorário.

Jovem bilionário 

Uma das principais curiosidades da vida de Zuckerberg é que ele foi a pessoa mais jovem a se tornar bilionária, com apenas 23 anos. 

Poliglota 

Mark Zuckerberg fala com fluência seis línguas, inglês, francês, hebraico, latim, grego antigo e mandarim. 

Proposta milionária 

Desde a adolescência, o fundador do Facebook já criava seus próprios programas. Com 13 anos, ele teve seu primeiro sucesso o Synapse, programa que analisava os gostos musicais das pessoas e oferecia playlists personalizadas. 

A Microsoft chegou a fazer uma proposta pelo programa, oferecendo 1 milhão de dólares. No entanto, Zuckerberg não aceitou.

Existem várias histórias inspiradoras de empreendedores pelo mundo. Zuckerberg, porém, se destaca devido à sua capacidade disruptiva dentro do que hoje se tornou o maior meio de comunicação da terra: a internet.

Falando em histórias marcantes, conheça também a trajetória de Luiza Trajano, do Magazine Luiza. Boa leitura!

0
/*maps*/