Blog

Histórias inspiradoras: Nevaldo Rocha, o dono das lojas Riachuelo

Postado por:

Empreender é superar desafios constantemente, assim como não desanimar com obstáculos e dificuldades que fazem parte desse universo. Para estar sempre motivado a persistir em uma ideia de negócio, é importante manter o foco nas ambições. Histórias inspiradoras podem ser a injeção de ânimo fundamental para quem busca um caminho e não tem mentores na família, por exemplo. A trajetória de Nevaldo Rocha, dono da Riachuelo, é uma das que merecem ser lembradas como referência de superação.

Quer conhecê-la? Então, acompanhe o texto a seguir e saiba mais. Boa leitura!

De menino do sertão a empresário de sucesso

Rocha é natural de Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte (RN). Nascido em uma família humilde, com apenas 12 anos ele viu a necessidade de buscar condições de vida melhores para todos. Foi aí que abandonou a escola e partiu para Natal, a capital do RN, onde conseguiu seu primeiro emprego como vendedor na maior relojoaria da cidade.

O tino empreendedor se manifestou nessa fase: ao perceber que a cidade era um ponto de passagem de pilotos de avião norte-americanos e brasileiros, passou a oferecer seus produtos na base onde eles permaneciam. Deu tão certo que Rocha se destacou. Com a experiência e o patrimônio adquiridos, comprou o estabelecimento do antigo patrão.

Em parceria com um irmão, criou a loja  “A Capital”, em Natal, voltada para o comércio têxtil. Com o sucesso dos negócios, a rede foi ampliada e uma confecção de roupas da marca foi aberta em Recife, a capital de Pernambuco (PE).

Isso demonstra seu olhar empreendedor: em uma época em que o mercado têxtil no Brasil era praticamente inexistente, ele optou não apenas por investir massivamente na área, mas ampliar a presença da marca em capitais importantes.

Depois de mais de 20 anos de atuação no nordeste — e com a maturidade da parceria com os irmãos —, Rocha resolveu alçar voos maiores: comprou a rede de lojas Riachuelo e Wolf e o complexo Guararapes Têxtil. Era o início de uma das maiores redes varejistas do país.

Registro nas páginas da Forbes

Com mais de meio século de atuação, as lojas Riachuelo e o grupo Guararapes tornaram-se um dos maiores conglomerados varejistas da América Latina. A cada ano, mais de 30 unidades são abertas em diferentes localidades — e elas representam mais de 70% do faturamento do grupo.

Além do ramo varejista, fazem parte do grupo empresas como Midway Financeira, Transportadora Casa Verde e Shopping Midway Mall. Ao todo, o complexo tem mais de 40 mil colaboradores diretos e indiretos. Isso torna Rocha, segundo a revista Forbes, um dos bilionários do país.

Inspiração para futuras gerações

Uma característica marcante do empresário — e que foi transmitida para as outras gerações da família que também atuam na empresa — é não se acomodar. Ele mesmo está sempre em busca de inovações e de superar desafios.

Foi com essa garra que sua neta, Marcella Kanner, fez parcerias com Versace, Osklen e outras marcas conhecidas mundialmente. Essa atitude faz que a Riachuelo seja cada vez mais conhecida no exterior e tenha possibilidade de se fazer presente fora do Brasil.

Os bons resultados de parceria alcançados por Marcella foram cultivados durante muitos anos até amadurecerem e virarem exemplos de sucesso. E esse é um ponto importante na vida de todo empreendedor: saber perseverar e ter paciência para alcançar objetivos.

Ensinamentos de sua história

Mais do que uma história inspiradora, a biografia de Rocha traz em si o espírito guerreiro que todo empreendedor deve buscar e manter dentro de si. Em vez de se acomodar enquanto ganhava dinheiro como vendedor de relógios, ele resolveu se superar. E foi esse sentimento de se desafiar que o tornou um grande empresário.

Por mais que o medo de fracassar esteja sempre presente na vida de um empresário, é importante mantê-lo distante. O foco deve ser buscar novas forma de reinventar o próprio negócio. Rocha aproveitou a experiência do primeiro emprego para atuar no mercado têxtil. Depois, passou para o varejo e construiu uma grande empresa.

Dessa história, é possível absorver que toda experiência profissional adquirida ao longo da vida pode influenciar tomadas de decisão futuras. No caso de Rocha, talvez ele não tivesse tido o mesmo sucesso se não tivesse começado a vida como vendedor de relógios.

De funcionário a empreendedor

Para quem é funcionário de uma empresa e sonha em ter o próprio negócio, é importante ter em mente que a bagagem profissional adquirida ao longo dos anos não deve ser desmerecida. Aliás, é justamente por saber que o mundo corporativo não lhe serve mais que os indivíduos passam a buscar maneiras de se reinventar.

Ou seja, antes de abrir um negócio, é preciso planejá-lo: como será feito, quais são as oportunidades que o mercado oferece naquele ramo e quais são as metas de curto, médio e longo prazos. A internet pode ser uma grande aliada, já que há uma quantidade incontável de sites, cursos e vídeos (em plataformas como o YouTube) que podem dar ao empreendedor noções básicas do mundo dos negócios.

Fora o mundo digital, é de suma importância cercar-se de pessoas e energias que engajem o espírito empreendedor de quem vislumbra ter o próprio negócio. A troca de experiência é fundamental para o crescimento de qualquer ser humano e boas relações são sempre uma forma eficaz de adquirir sabedoria.

Além disso, histórias inspiradoras como a de Rocha ajudam jovens empreendedores a terem esperança e otimismo quando houver momentos de dificuldade. Da mesma maneira que o dono da Riachuelo criou um conglomerado de sucesso, que hoje tem décadas de história, há trajetórias de visionários jovens que podem servir de exemplo.

O importante é estar em contato com esse mundo e buscar saber mais sobre empreendedores que já trilharam essa jornada. É o caso, por exemplo, de Luiza Trajano, um dos maiores nomes do varejo brasileiro, que também tem uma trajetória de superação e sucesso.

Já conhecia a história de Nevaldo Rocha? Quer se informar sobre outros empresários em quem se inspirar? Então, continue sua visita aqui no blog e confira a história de Romero Rodrigues.

0
/*maps*/