fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Samuel Klein, das Casas Bahia – Histórias inspiradoras

Postado por:

Samuel Klein é o personagem da história motivacional deste post.

Histórias inspiradoras são ótimas ferramentas de motivação. Conhecer a trajetória de empreendedores de sucesso é, mais do que apenas uma curiosidade, mas também um relevante instrumento de aprendizagem. Afinal, ainda melhor do que aprender com os próprios erros é ser capaz de aprender com os erros dos outros.

Se você busca inspiração e precisa de um impulso para arejar sua jornada empreendedora, não deixe de ler o texto até o fim! A seguir, você encontrará detalhes das experiências de Samuel Klein, o criador das Casas Bahia, e entender um pouco mais sobre o legado desse grande gestor. Vamos em frente e boa leitura!

O começo do empresário: a dificuldade da guerra

Nascido em 1923, na Polônia, Samuel enfrentou grandes impasses desde muito cedo.

Quando tinha apenas 19 anos, durante a Segunda Guerra Mundial, sua família foi separada: ele e o pai foram encaminhados a um campo de concentração e então submetidos a trabalhos forçados. A mãe e os cinco irmãos foram levados a um campo de extermínio — e Klein nunca mais tornou a vê-los.

Mesmo imerso a um contexto tão violento e desconcertante, Samuel tinha em si uma vontade inabalável de viver. Esse ímpeto o levou a fugir do campo de concentração, instalando-se em Munique — onde reencontrou o pai, casou-se com Ana e deu os primeiros passos na área de vendas.

A superação e o empreendedorismo

Em 1951, Klein decidiu tentar a vida na América do Sul. Primeiro, aportou na Bolívia, mas ao perceber que o país também passava por uma guerra civil, mudou-se definitivamente para São Caetano do Sul, em São Paulo.

No início, para prover o sustento da família, Samuel vendia itens de cama, mesa e banho em uma charrete. Batia de porta em porta oferecendo os produtos e, quando o cliente se interessava pela mercadoria, mas não tinha condições de adquirir, oferecia facilidades diferenciadas no pagamento. Nascia, então, o formato embrionário do que seria uma das maiores varejistas do país, as Casas Bahia.

As lições de Samuel Klein

Samuel Klein é um exemplo de persistência e superação. Sua trajetória, mesmo que marcada por episódios tristes e violentos, é uma história absolutamente inspiradora.

Dentre as lições desse empreendedor notável, fica difícil selecionar quais são as mais relevantes. Ainda assim, destacam-se:

  • a determinação, que o impulsionou a superar graves impasses, sempre acreditando que o trabalho duro, norteado pela ética, reservaria resultados engrandecedores (e lucrativos);
  • a generosidade, que o tornou referência em consumo para a classe C, que, ainda que tenha menos condições financeiras, deseja ter acesso a produtos de qualidade;
  • a visão de negócios, que sempre o motivou a buscar soluções atualizadas, coerentes às demandas de consumo, e pertinentes ao público-alvo de sua empresa.

Na prática, Samuel Klein podia ser descrito como um empreendedor completo: era focado, resiliente e tinha um olhar humano sobre as relações que construiu, ainda que comerciais. É por isso que foi capaz de edificar um império, e de continuar prosperando sua marca e patrimônio ao longo dos anos.

As Casas Bahia, de Klein, e o mercado brasileiro

Por fim, e não menos importante, é válido congratular a conquista de Samuel Klein, como resultado justo de seus esforços.

As Casas Bahia é referência em varejo para a classe C, acumulando resultados positivos a cada balanço. Em 2014, quando faleceu, Klein havia deixado um império, mas também um legado.

Uma de suas frases mais emblemáticas, e um excelente fechamento para sua história inspiradora, era: “meu lema é confiar. Confiar no freguês, nos fornecedores, nos funcionários, nos amigos e, principalmente, em mim”.

Saber uma das grandes histórias inspiradoras de empreendedores, foi um sopro de vigor e despertou em você a vontade de fazer mais e melhor? Ótimo, cumprimos nosso propósito! Que tal, agora, compartilhar suas experiências e projetos conosco? Deixe seu comentário no post!

0
/*maps*/