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Qual a importância do marketing para o sucesso do negócio próprio?

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Ciência ou arte? Na verdade, ambos os conceitos definem bem o que o marketing representa na nossa sociedade.

Ciência, pois ele lida com números, métricas e estudos comportamentais. Arte, pois é preciso criatividade e trabalhar uma verdadeira construção abstrata para que as ações encantem o público. O fato é que a importância do marketing é inegável a qualquer setor.

Se você tem um empreendimento ou está pensando em ter o próprio negócio, não pode deixar de ler esse artigo. A seguir, apresentaremos o conceito e os objetivos do marketing, além dos benefícios em adotá-lo e como elaborar ações para franquias. Confira!

O que é marketing e quais os seus principais objetivos?

Segundo um dos maiores gurus do marketing do século XX, Phillip Kotler, o marketing pode ser definido como “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.

Ou seja, o marketing é muito mais que vender produtos ou serviços, como muitos acreditam. Na verdade, ele é um processo social do qual tanto empresas quanto consumidores participam. Enquanto o indivíduo tem as suas necessidades, a empresa tem por responsabilidade criar produtos e serviços para atender a esses anseios e estabelecer ações para atrair o público até eles.

E quais os objetivos do marketing enquanto processo social? Podemos destacar alguns cruciais que são:

  • mapear o mercado e as suas necessidades;
  • definir o público-alvo da empresa;
  • definir os concorrentes da marca;
  • vender mais produtos ou serviços;
  • fidelizar consumidores para que eles voltem a comprar da empresa;
  • aumentar a popularidade das marcas, fortalecendo a sua imagem no mercado;
  • estabelecer um relacionamento com o público consumidor, a fim de conhecê-lo melhor e favorecendo o processo de negociação;
  • educar o mercado sobre o consumo e as melhores opções de compra;
  • trabalhar o engajamento dos colaboradores, aumentando assim, a produtividade e a qualidade de sua atuação.

Quais os benefícios de adotar técnicas de marketing?

Como foi possível perceber, o trabalho desenvolvido pelo marketing é crucial para qualquer empreendimento, principalmente, pelos objetivos aos quais ele se propõe. Confira, a seguir, os benefícios de adotar técnicas dessa área!

Aumento das vendas

Com a ajuda do marketing, os setores de vendas conseguem entender melhor quais as demandas dos consumidores e antecipar tendências que ditarão as compras no futuro. Consequentemente, a organização consegue estabelecer estratégias que ajudam a fisgar o cliente, mostrando a eles os benefícios e o porquê de eles precisarem de determinado produto ou serviço em suas vidas.

Fortalecimento da marca

O marketing também é o grande responsável por criar estratégias que unam as características intangíveis e tangíveis a fim de estabelecer a marca.

Por exemplo, fica a cargo do setor criar campanhas e ações que ajudem o público a conhecer o posicionamento da marca, mas também a fortalecer sua imagem no mercado, fazendo com que o consumidor a considere na hora de realizar as suas aquisições.

Fidelização do consumidor

Kotler resume bem o que significa a retenção do consumidor: é “a chave para se gerar um grande nível de fidelidade é entregar um alto valor para o cliente”. Para que isso aconteça, o marketing trabalha na premissa básica de que o valor total é definido pelo conjunto de benefícios que os consumidores esperam do produto ou serviço.

Nesse caso, a importância do marketing está pautada nas ferramentas empregadas no estudo do perfil dos clientes e entendimento sobre o que de fato é reconhecido como valor para eles. A partir disso são definidas estratégias que atendem aos interesses desse consumidor — que vão desde a definição do preço até a experiência na aquisição do produto ou serviço.

Ganho de autoridade e melhor posicionamento no mercado

Marcas que constantemente investem em ações de marketing, principalmente nos meios digitais, conseguem mostrar mais autoridade no mercado. Isso acontece, por exemplo, quando ela produz conteúdos de qualidade e busca educar o consumidor sobre os produtos e serviços oferecidos por ela.

Empresas que empregam esforços nos canais digitais também têm mais chances de se posicionarem melhor no mercado, mesmo diante de grandes organizações. Isso porque ela desperta a confiança dos consumidores, devido ao trabalho desenvolvido.

Como elaborar ações de marketing para franquias?

As franquias são um dos tipos de empreendimentos que mais crescem no país, principalmente, devido ao seu modelo de negócio de sucesso que é replicado pelos franqueados. No entanto, antes de estabelecer ações de marketing, é preciso ver a liberdade de ação dada do franqueador ao franqueado.

Isso porque muitas franquias têm planos de marketing que podem ser seguidos pelos franqueados, o que facilita muito o trabalho, pois já recebem ações de marketing prontas e com valores acessíveis, visto que boa parte das campanhas é financiada pela matriz.

O primeiro passo, então, deve ser consultar o manual de marketing da franquia para saber todas as especificações quanto ao estabelecimento de estratégias. Feito isso, é possível começar algumas ações, como a criação de um blog que será alimentado com conteúdo relacionado ao negócio. Outra estratégia digital é a criação de páginas nas redes sociais, como Facebook e Instagram.

O marketing tradicional também merece atenção. Para fortalecê-lo procure apoiar ou patrocinar eventos na localidade onde a sua franquia atua. Outra dica é criar estratégias promocionais em datas comemorativas, contando com o apoio do franqueador.

Aliás, foque nessa questão do marketing local. Afinal, são as pessoas que estão próximas ao negócio que poderão fazer com que ele cresça e se desenvolva — além de serem as primeiras atingidas pelas estratégias, ajudando no futuro em pesquisas para o estabelecimento de outras ações.

O segredo do sucesso de uma empresa pode ser definido em uma palavra: marketing. Como vimos no texto, a importância do marketing para um negócio é bem grande, afinal, é o setor que move todas as ações dos demais e ajuda a empresa a crescer e se desenvolver de fato.

Aliás, falando na importância do marketing, uma das bases dele, além do produto, preço e promoção, é a praça. Sim, escolher bem o local onde será instalada a franquia é fundamental. Quer saber mais sobre o assunto? Leia o nosso guia sobre como escolher e negociar o ponto comercial da sua franquia! Até mais!

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