fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Motivação para empreender: como contagiar sua equipe?

Postado por:

Se você é um empreendedor apaixonado, mas não consegue contagiar sua equipe, saiba que existe solução para isso. A motivação para empreender dentro de você pode refletir na sua equipe resultando assim em maior performance de resultados da empresa. Todavia, toda essa energia deve ser repassada por meio de algumas técnicas.

As dicas a seguir vão te ajudar no processo de engajar seu time. E como “o segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe”, não deixe conferir de este post até o fim!

A importância da motivação

Uma pesquisa divulgada na InfoMoney diz que 33% das empresas iniciadas no Brasil fecham, em média, após dois anos de terem iniciado suas atividades. Entre inúmeros fatores relevantes e que determinam a prosperidade ou a morte de um negócio, a paixão pelo negócio se destaca como uma das mais importantes para manter a empresa no mercado.

Isso acontece porque seus criadores mantêm firme e intacto o objetivo e foco de fazer a empresa sobreviver e crescer independentemente da situação naqueles momentos de real dificuldade.

Invariavelmente todas as empresas enfrentam desafios diários, porém, seus líderes, nesses momentos difíceis, caso estejam motivados, têm a tendência de encarar as circunstâncias sob um ponto de vista diferente, fazendo e provendo o que for necessário para que o negócio atravesse a crise de cabeça erguida.

Além do compromisso, esse líder também deve transmitir segurança e envolver sua equipe, uma tarefa que pode ser facilitada com as dicas a seguir.

Motivação em cadeia

Se você não é o único líder de sua empresa e pode contar com outras pessoas para esse papel — incluindo sócios que te ajudam nessa missão —, pode parecer óbvio, mas é importante começar envolvendo quem tem a capacidade de repassar e, até mesmo, amplificar essa energia.

Isso porque líderes também se desmotivam e podem repassar esse sentimento para os subordinados. Sendo assim, comece observando sinais de desmotivação, reclamações constantes, dificuldades de organização ou qualquer outro padrão de comportamento que indique descontentamento com a empresa.

Procure entender os motivos desse desvio de padrão que indica descontentamento e tire um tempo para ouvir. Depois disso, vale também algumas iniciativas da sua parte.

  • Convide esse líder para reuniões externas e envolva-o em outras tarefas como forma de ampliar seu campo de visão no que tange as atividades da empresa;
  • bonifique quando alcançar resultados;
  • deixe claro os objetivos da empresa para com esse líder;
  • mostre as oportunidades existentes na empresa esperando por essa pessoa.

Estimule habilidades naturais

Aprimorar pontos e habilidades naturais é mais rápido e barato que investir nas aptidões que o indivíduo precisa desenvolver e fará com muita dificuldade. Sendo assim, possibilite que as pessoas aprimorem e exibam essas qualificações inatas, uma vez que, dessa forma, além de conseguir que o colaborador se destaque e se motive cada vez mais, o retorno para a empresa em performance será acelerado.

Deixe claro a função de cada um

Isso é muito importante para que o funcionário entenda como está contribuindo para a empresa. Dessa forma, ele terá direção para as áreas que deve se aplicar, desenvolver, motivar e, então, trazer retorno para a empresa. Isso é importante também, porque ele saberá como crescer e buscar novas posições no empreendimento.

Pense no futuro de todos

Planeje os encargos para que todos saibam que estão contribuindo para a estabilidade pessoal na velhice, o que dá conforto e segurança para os colaboradores da equipe.

Dê treinamentos

Qualifique sua equipe por meio de treinamentos constantes. Isso é importante, pois além de não precisar contratar novos colaboradores, você motiva esse profissional, fazendo com que ele saiba que está se desenvolvendo gradualmente.

Para isso, vale pagar cursos coletivos e internos, criar uma universidade interna colaborativa e, até mesmo, realizar reuniões e fazer um bate-papo de compartilhamento de conhecimento entre equipe.

Seja direto no feedback

Feedback com transparência não deixa margem pra erros e desentendimentos. Sendo assim, diga o que precisa ser dito com firmeza e clareza. Ao sentir o que, de fato, você pensa sobre o colaborador, o indivíduo saberá que está fazendo um bom trabalho e se sentirá mais seguro e reconhecido.

Estabeleça metas

Se o colaborador não souber suas metas, ele não saberá o que você espera dele. Sendo assim, defina-as e o ajude a cumpri-las.

Isso porque, além da possibilidade de um colaborador não suprir suas expectativas ou não saber disso, ele também poder ir além, fazendo mais do que a saúde permite e ainda pensar que não está realizando um bom trabalho. Dessa forma, as metas servirão como um indicador do que se espera daquele indivíduo.

Estimule a criatividade

A criatividade é a liberdade de expressão de um indivíduo enquanto profissional que, quando encorajado, entende que seus conhecimentos e propostas de melhorias são respeitados.

Pode parecer difícil de entender, mas o respeito é um dos sentimentos mais fortes e importantes que um colaborador pode sentir. Sendo assim, o reconhecimento de sua criatividade enquanto profissional e integrante de um time também são motivadores importantes.

Motivação para empreender

Além das dicas acima, a burocracia em excesso pode desmotivar. Estabelecer processos bem definidos é diferente de criar regras sem sentido e/ou com o objetivo de estabelecer hierarquia apenas. Sendo assim, se livre de processos desnecessários e regras que não têm o objetivo de contribuir e melhorar sua empresa.

Se não puder contratar um profissional para desenhar corretamente seus processos, procure entender melhor sobre essa área importantíssima para sua organização. Uma empresa sem processos claros e bem definidos, além de fazer com que se perca tempo e dinheiro, impactam (e muito!) na performance da sua empresa como um todo.

Clientes não são atendidos de forma correta, boletos são pagos em atraso etc. Então, defina processos claros e seu time saberá o que e como fazer — isso trará mais confiança para todos os envolvidos.

Para manter sua motivação para empreender e repassá-la para sua equipe, é preciso se atualizar constantemente em assuntos concernentes à gestão de pessoas. Com o tempo, descobrirá que existem necessidade individuais de seus colaboradores que impactam diretamente no incentivo interno do time como um todo, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais, competência, autonomia, independência, autocontrole, entre outras.

Quer saber mais como  promover engajamento na sua equipe e dessa forma conseguir maior performance do seu time? Então confira algumas histórias inspiradoras de empreendedorismo e comece motivando a si mesmo!

0
/*maps*/