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Qual é o valor do autoconhecimento no seu sucesso profissional?

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Conhecer-se é uma habilidade fundamental para todos os aspectos da nossa vida. É possível usar o autoconhecimento para o sucesso profissional, afinal, ele é a chave para você saber o que quer e o que pode fazer para conquistar seus objetivos na carreira.

Um profissional que não se conhece o suficiente pode desperdiçar seus potenciais e perder boas oportunidades no mercado. A falta de autoconhecimento dificulta que você melhore seus pontos fracos e pode, inclusive, basear escolhas equivocadas — como ficar em um emprego que causa insatisfação profissional.

Quer saber como você pode se conhecer mais a aproveitar os benefícios dessa atitude na sua carreira? Veja nossas dicas!

Quais são os benefícios do autoconhecimento?

Conhecer seus pontos fortes

Uma pessoa que reconhece suas potencialidades tem mais segurança em entrevistas de emprego e na sua atuação profissional. Sabendo o que você faz bem, é possível destacar essas habilidades e conseguir mais valor no mercado de trabalho, conquistando boas vagas.

Aprimorar habilidades

Além de conhecer os pontos fortes, é preciso identificar também os aspectos que precisam ser melhorados. Perceber suas limitações no ambiente de trabalho é o primeiro passo para superá-las. Assim, você pode aproveitar os benefícios do autoconhecimento para o sucesso profissional.

Saber se comunicar melhor

A habilidade de comunicação é uma das mais valorizadas no mercado de trabalho atual. Pessoas que desenvolvem o autoconhecimento sabem se comunicar de forma mais efetiva, pois se sentem mais confiantes em relação às suas capacidades e aprendem a identificar as próprias reações e as reações dos outros em uma situação social.

Descobrir onde quer chegar

O autoconhecimento é fundamental em qualquer planejamento pessoal. Sem conhecer seus interesses e potencialidades, você tem dificuldade para definir objetivos e traçar caminhos profissionais. Para crescer profissionalmente é preciso estabelecer metas e saber como conquistá-las.

Profissionais com um bom autoconhecimento têm metas bastante claras e conseguem definir exatamente o que fazer para obtê-las. É mais fácil focar apenas em cargos que tenham sentido na sua caminhada profissional, o que enriquece o currículo e os aproxima da função que almejam para o futuro.

Como melhorar o autoconhecimento?

Depois de se convencer das vantagens do autoconhecimento para o sucesso profissional, você pode exercitar essa habilidade na sua vida. Veja algumas dicas que ajudam a potencializar seu conhecimento sobre si mesmo:

Tire um tempo para si

Para aprofundar o autoconhecimento você precisa de tempo. Reserve alguns momentos da sua rotina para avaliar o que passou e como você se sentiu sobre os últimos acontecimentos. Vale pensar em como se saiu em uma reunião de trabalho, quais foram as atividades que você mais gostou de fazer na semana e quais foram suas dificuldades, por exemplo.

Além de refletir sobre o que acontece no presente, tente avaliar sua carreira como um todo. Faça uma lista dos seus gostos e interesses profissionais e relembre sua caminhada até aqui. Faça um resumo das experiências que teve e identifique o que cada uma contribuiu para sua vida. Pense sobre o que foi bom e o que poderia ser melhorado nos seus trabalhos anteriores.

É preciso também olhar para o futuro: o que você quer para a sua carreira? Quais são os seus planos a partir do seu cargo atual? Questione se a função que você ocupa hoje está de acordo com os seus objetivos profissionais ou se será necessário retomar outras rotas. Talvez você precise buscar uma nova graduação ou outros cursos que facilitem uma mudança na carreira.

Tirar um tempo para si mesmo ajuda a perceber seus desejos, necessidades e motivações. Esses aspectos são essenciais para você tomar decisões mais conscientes. Sabendo de tudo isso, fica mais fácil definir metas e planejar a realização delas.

Outro benefício dessa atitude é descansar o corpo e silenciar a mente. Dessa forma, você desacelera a rotina e conquista mais qualidade de vida. Ter momentos de tranquilidade também é muito importante para manter a saúde e garantir o rendimento no trabalho.

 

Identifique suas qualidades e defeitos

Enquanto estiver pensando sobre as suas experiências anteriores e atuais, liste todos os seus pontos fortes e fracos. Reflita sobre a sua linha do tempo profissional e identifique aquelas dificuldades que você já conseguiu melhorar nas suas experiências e outras que ainda precisam ser trabalhadas.

Muitos pontos negativos que nós temos no começo da carreira acabam se tornando potencialidades depois que determinada experiência profissional nos faz crescer. Por isso, o autoconhecimento é fundamental. Afinal, você só pode superar as dificuldades que reconhece. Ter a humildade de buscar melhorias é o que vai fazer você se destacar profissionalmente.

Converse com seus colegas e líderes

Às vezes não é tão fácil falar de si mesmo ou identificar aspectos da própria personalidade. As pessoas que convivem com você podem ser uma ótima fonte de pesquisa para isso. Comece pensando sobre o que seus amigos e colegas de trabalho costumam falar de você — tanto aspectos positivos quanto negativos.

Também é possível levantar informações pensando sobre o que costumam pedir para você no trabalho. Além das tarefas que normalmente são delegadas para a sua função, as pessoas costumam requisitar ajuda a você sobre algum assunto? Talvez dicas de planejamento, informações tecnológicas ou mesmo conselhos pessoais, por exemplo.

Por fim, o seu chefe, com certeza, tem muitas percepções sobre o seu perfil profissional. Conversar com ele pode elucidar aspectos que você não reconhece na sua personalidade. Pedir feedback sobre a sua atuação e o seu relacionamento com a equipe é uma ótima forma de saber o que você pode fortalecer e o que precisa melhorar.

Busque um profissional

Se você quer alavancar sua carreira por meio do autoconhecimento, vale a pena contratar um profissional que trabalhe diretamente com isso. O serviço de um psicólogo ou de um coach pode ajudar você a se enxergar melhor e fazer um planejamento de carreira mais focado.

Para pessoas que sentem necessidade de um processo que também envolva questões pessoais, a terapia é a mais indicada. Já para quem quer focar no âmbito profissional e quer ajuda para colocar os sonhos no papel e definir metas, o processo de coaching é a melhor opção.

Agora você sabe que é possível usar o autoconhecimento para o sucesso profissional. Especialize-se no conhecimento sobre si mesmo e enriqueça sua caminhada na carreira. Saber quem você é e onde quer chegar é essencial para alcançar os seus sonhos.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer compartilhar suas experiências? Deixe um comentário logo abaixo!

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