Blog

Saiba por que investir em franquias de educação

Postado por:

Segundo o levantamento sobre o Desempenho do Franchising Brasileiro feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de educação movimentaram mais de R$ 5,5 bilhões apenas no primeiro semestre de 2018 — um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2017.

O desempenho do segmento é influenciado por vários fatores, especialmente pela maior busca por qualificação das pessoas que precisam enfrentar um mercado de trabalho mais retraído e também exigente.

Neste artigo, explicaremos por que o mercado de franquias é tão promissor, em quais áreas é possível investir e também quais são os benefícios de apostar nas franquias de educação. Continue a leitura e descubra!

As vantagens de investir em franquias e os principais modelos de negócio

Tal como apontamos no início do artigo, as franquias de educação apresentaram um forte crescimento mesmo diante da recessão em que o país vive. Aliás, o setor como um todo se desenvolveu. Prova disso foram os mais de R$ 40 bilhões movimentados apenas no segundo trimestre, de acordo com a pesquisa já citada da ABF.

Mas não é só o lado financeiro que atrai empreendedores. O fato de poder expandir mais rápido em relação a um negócio criado do zero, o poder de compra da rede de franqueados e o renome de uma marca consolidada são outros fatores que pesam na hora de optar por uma franquia.

Além disso, o empresário ainda tem o poder de escolher entre diversos tipos existentes no mercado. Hoje, temos disponíveis diversos modelos, como as franquias master, de desenvolvimento de área e unitária, além das microfranquias. Isso em uma série de segmentos, como alimentação, construção, comunicação, informática, entretenimento, turismo, moda, saúde, beleza, serviços automotivos e outros.

As franquias de educação versus as franquias de alimentação

Um tipo de franquia que também é bastante promissor é o de alimentação. Aliás, o segmento ocupa a primeira posição no faturamento de franquias devido à sua maior rede de lojas e variedade de negócios. Dentro dele, existem dois nichos de produtos alimentícios e oferecimento de refeições.

Atualmente, existe uma busca cada vez maior de empreendedores e consumidores por um caminho alternativo, fugindo um pouco das grandes marcas. Afinal, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde e o bem-estar. Assim, a alimentação saudável se tornou imprescindível.

Apesar de ser de um setor muito diferente da educação, ambos têm alguns pontos em comum e desafios. Servir bem o consumidor é uma das principais questões, visto que alimentação e educação são coisas muito pessoais e é preciso estar atento às demandas individuais.

A adaptação ao mercado e às suas constantes mudanças também impacta ambos. No caso da alimentação, como mostramos, vemos uma tendência crescente na demanda por refeições mais saudáveis. Já no caso da educação, o crescimento está embasado na procura por cursos mais rápidos e que ajudem o aluno a se especializar com qualidade para enfrentar o mercado de trabalho.

Ambos também têm um mercado em expansão a ser explorado, principalmente por oferecerem produtos/serviços essenciais à população. Dito isso, é fato que a concorrência será maior. Portanto, é preciso encontrar uma rede de franquias que ofereça diferenciais atraentes para o consumidor.

Os benefícios de investir em franquias de educação

Depois de compreender um pouco mais sobre as franquias, você provavelmente deve estar se perguntando: mas quais são os benefícios de investir no segmento educacional? A seguir, mostraremos algumas dessas vantagens!

Segmento em expansão

Apesar de lermos nos noticiários que o investimento por parte do governo tem decrescido na área educacional, quando se trata de educação privada, o brasileiro tem investido cada vez mais. O fato do setor educacional também abranger cursos dos mais variados tipos torna o segmento atrativo para empresários que desejam investir nele.

Devido à constante necessidade de qualificação dos profissionais, o mercado segue expandindo e as pessoas têm focado nos cursos extras para conseguir colocação no mercado. Consequentemente, isso faz com que as franquias de educação sejam mais rentáveis e atrativas.

Menor investimento

Existem várias opções de franquias educacionais e o segmento se destaca justamente por ter um investimento inicial menor se comparado a outros setores, como o de alimentação, do qual falamos anteriormente.

No caso das franquias de cursos, não será necessário, por exemplo, gastar com certos tipos de equipamentos que encarecem o negócio. E apesar de, normalmente, esses custos serem reduzidos, isso não reduz a lucratividade desse tipo de empreendimento.

Suporte ao empreendedor

Apesar de não ser um benefício exclusivo do segmento educacional, o suporte oferecido ao franqueado é algo a ser destacado. Ainda mais em relação aos cursos, tal acompanhamento é essencial para poder oferecer um serviço de qualidade aos clientes.

Por meio do modelo de negócios do franqueador já estabelecido, mesmo que o franqueado não tenha tanta familiaridade com o setor, ele não precisará se preocupar. Tudo isso graças à experiência de mercado dos franqueadores e ao fato de haver uma rede com outros franqueados, o que permite o compartilhamento de informações e experiências.

Auxílio ao crescimento dos profissionais

Você quer ter um empreendimento que impacte a vida das pessoas? Então, as franquias de educação são ideais para você. Por meio delas, é possível ajudar pessoas que desejam conquistar uma vida melhor tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.

Vale lembrar que o mercado de trabalho tem exigido mais especialidade dos seus profissionais. Logo, se eles se desenvolvem dentro da sua instituição, isso confere mais credibilidade ao seu negócio. Assim, é possível conquistar mais alunos.

Estudos constantes de aperfeiçoamento

Os franqueadores estão em constante busca por aperfeiçoar os negócios e repassam isso aos franqueados. Ou seja, a franquia está inovando sempre, algo essencial no mercado moderno e que exige um trabalho mais apurado para atender às necessidades do consumidor.

Levar novidades para a sua área é um grande diferencial que a sua franquia terá frente aos concorrentes. Isso garante não só uma vantagem competitiva, mas também a atração de alunos que prezam pela inovação.

O investimento em franquias de educação tem se mostrado uma tendência em negócios. Afinal, o setor está entre os que mais crescem, mesmo em tempos de recessão, além de ser um investimento que traz um bom retorno.

Está interessado em investir nessa área, mas não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

0
/*maps*/