fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Ser multifranqueado? Descubra o que é e saiba se vale a pena!

Postado por:

O mercado de franquias vem crescendo no mundo todo, o que mostra a força e a atratividade do setor. Com isso, tornar-se um multifranqueado tem se tornado cada dia mais comum.

Ainda que essa prática seja mais vista em praças mais experientes, como os EUA, ela já apresenta adeptos brasileiros. E, neste artigo, vamos explicar o que é essa estratégia, quais são as suas principais vantagens e se realmente vale a pena investir nela. Então, acompanhe e boa leitura!

O que é ser multifranqueado?

Ser um multifranqueado nada mais é do que possuir mais de uma unidade de uma franquia. Essas lojas podem ser da mesma marca — ou não — e podem ser, até mesmo, de setores da economia completamente distintos.

Ou seja, é um formato de investimento bastante diversificado e vem ganhando cada vez mais notoriedade graças à maior profissionalização das franquias no mercado.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

Tornar-se um multifranqueado proporciona algumas vantagens interessantes com relação às franquias unitárias. A seguir, vamos listar algumas das principais.

Profissionalização da gestão

Cuidar de mais de uma franquia é coisa muito séria. Por isso, um multifranqueado tende a ter uma gestão mais profissionalizada e, consequentemente, mais eficaz para conseguir atender a toda demanda com excelência.

Assim, a qualidade e a efetividade de cada unidade são maiores e refletem no resultado do grupo todo. Até mesmo para as franqueadoras é mais vantajoso, visto que demonstra maior capacidade de cumprir requisitos administrativos do modelo de negócios.

Otimização da estrutura administrativa

Um benefício importante é a economia com a estrutura administrativa das franquias. Nesse aspecto, é possível manter uma equipe única para atender a todas as unidades, a exemplo de setores como o financeiro, o RH e algumas das gerências. Além disso, com um time centralizado, fica mais fácil manter uma padronização das ações.

E para ajudar a contabilizar os resultados de forma prática e unificada, a empresa pode utilizar diversos softwares e ferramentas de gestão de forma integrada.

Potencialização dos ganhos

Por fim, essa estratégia ajuda a potencializar os lucros do empresário, principalmente nos casos em que o negócio de cada franquia envolve questões sazonais ou regionais.

Dessa forma, um empresário pode adquirir franquias em diferentes estados do país, para aproveitar as particularidades de cada região, ou investir em setores diferentes, abrindo uma rede de sorvetes para faturar mais no verão, e outra de moletons, para lucrar mais no inverno, por exemplo.

Afinal, vale a pena investir em várias franquias?

A resposta para essa pergunta é: depende. Diversos fatores podem influenciar no sucesso ou insucesso dessa empreitada, e o primeiro deles é o capital inicial necessário. É preciso lembrar que estamos falando de mais de uma empresa para sustentar.

Outro ponto de atenção é a capacidade de gestão. Mesmo com a centralização do time administrativo, existem desafios importantes no cotidiano, como a integração de processos e modelos de negócios diferentes.

Tornar-se um multifranqueado tem seus benefícios e desafios. Porém, com força de vontade e o capital necessário, é um investimento que pode fazer de você um grande empresário.

Agora que você aprendeu mais sobre o mundo das franquias, que tal ficar por dentro das nossas novidades? Basta seguir os nossos perfis no Facebook, Twitter e Instagram!

0
/*maps*/