fbpx Atendimento via Whatsapp

Blog

Conheça as vantagens e desafios de abrir uma franquia

Postado por:

Assim como em qualquer tipo de negócio, as vantagens e desafios de uma franquia são os principais fatores de decisão para quem está pensando em se tornar um empreendedor de sucesso. Entender melhor como funciona a relação entre franqueador e franqueado pode ajudar a identificar as principais características desse modelo de empresa.

Neste post, vamos expor os pontos mais importantes no dia a dia de uma franquia, para você identificar se tem (ou não) o perfil ideal para atuar nesse segmento. Boa leitura!

Entenda o cenário atual de franquias no Brasil

O cenário das franquias no Brasil é excelente! De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), os números do setor em 2017 mostraram crescimento no faturamento em 8% e na geração de empregos em 1% com relação ao ano anterior.

Em meio à crise econômica que se abateu sobre o país nos últimos anos, os dados são realmente muito positivos. E o faturamento do setor é crescente desde 2013, o que mostra uma tendência para os próximos anos.

Como vimos, o panorama é favorável, agora vamos conhecer, primeiro as vantagens e, depois, os desafios do setor.

Veja as principais vantagens

Abrir uma franquia tem uma série de vantagens com relação aos demais modelos de empresas. Vamos detalhar cada um dos principais pontos favoráveis, a seguir. Confira!

Know-how adquirido

Essa é uma das vantagens que mais economizam o seu tempo entre a decisão de montar o negócio e a sua inauguração. Quando você se torna um franqueado, todo o conhecimento adquirido pelo franqueador para a construção da empresa e da marca são transferidos para você.

Sendo assim, você simplesmente pula a etapa de fazer testes infindáveis para saber se o seu produto tem aderência ao mercado, se a sua marca está crescendo ou se os processos foram bem elaborados. Tudo isso faz parte do pacote!

Uma das responsabilidades do franqueador para com o franqueado é justamente a transmissão de conhecimento, por meio de treinamentos tanto em relação à parte da gestão administrativa da empresa quanto à parte operacional.

Plano de negócio estruturado

Essa é outra vantagem que poupará o seu tempo e esforço. Com um plano de negócios já pronto e estruturado, algumas decisões muito difíceis de serem tomadas, principalmente por quem está começando agora, já estarão acertadas. É menos uma preocupação no seu dia, deixando o seu foco na administração da operação da sua unidade.

Suporte e consultoria

O contrato de franquia garante suporte ao longo de todo o período de vigência. Em geral, são oferecidos os serviços de divulgação, advocacia, contabilidade e consultoria de negócios a todos os franqueados. Tudo isso para que o franqueador garanta a manutenção da imagem da sua marca e da qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.

Além disso, ele precisa manter um padrão, que já é esperado por sua clientela. O suporte e as consultorias servem para o alinhamento das informações e dos processos entre as diversas unidades franqueadas.

Investimento em uma empresa que já está estabelecida

Uma das grandes desvantagens de abrir um negócio próprio é justamente o desconhecimento do público sobre você e sua marca. Construir uma reputação pode levar vários anos e nem sempre se tem verba suficiente para arcar com todo esse tempo.

Com a marca já reconhecida, a sua unidade já inaugura com clientela formada. Mesmo que sua unidade seja nova, os clientes já conhecem a empresa e pressupõem o que vão encontrar. Assim, basta manter um bom serviço e um bom atendimento que a tendência é de crescimento contínuo.

Confira os principais desafios

Nem tudo são flores no mundo das franquias. Os desafios existem e precisam ser enfrentados. Mas, não é nada impossível de ser feito, afinal o setor apresentou crescimento nos últimos 5 anos. Os principais desafios específicos de uma franquia são dois e vamos explicar cada um deles logo abaixo. Acompanhe!

Algumas decisões não serão suas

Infelizmente você não será o dono da marca, apenas terá o seu direito de uso. Isso significa que algumas decisões serão tomadas pelo franqueador e você terá que aceitá-las, por força de contrato.

Em geral, isso não é exatamente um problema, apenas uma forma de trabalhar. E boa parte das marcas de franquia possui um conselho formado por franqueados que ajuda a tomar algumas das decisões que afetará todo o grupo.

Pagamento de royalties e taxas ao franqueador

Todas as vantagens que apresentamos anteriormente têm um preço. Esse preço é representado de duas formas: taxas e royalties.

A primeira taxa é a de abertura da unidade, que é pagar ao franqueador para garantir a estrutura necessária, o treinamento da equipe e a transferência de conhecimento para o franqueado. Em alguns casos, são cobrados valores para fundo de uso comum. Esses fundos visam cobrir, principalmente, as despesas com divulgação da marca entre outros custos menores.

Já os royalties são os valores mensais que os franqueados devem pagar aos franqueadores como direito de uso da marca. É a quantia que se paga para gozar de todos os benefícios indiretos que a marca proporciona.

Analise as vantagens e desafios de uma franquia e entenda se ela vale a pena para você

Para entender se o modelo de franquia funciona para você, é preciso avaliar bem todos os pontos levantados até aqui. O que definirá a resposta para essa questão é o seu perfil profissional. Existem vários tipos de perfis empreendedores, mas dois deles são excelentes para explicar como identificar se você tem ou não o perfil certo para ter uma franquia.

No primeiro perfil, temos uma pessoa mais dinâmica e criativa, que está sempre em busca de mudanças e inovações. Esse tipo de pessoa tem facilidade em assumir riscos e tomar decisões mais difíceis sem medo de errar. Para ele, os desafios que listamos acima são muito mais difíceis de superar, pois esse tipo de pessoa pode se sentir presa.

No segundo perfil, temos uma pessoa que gosta de gerenciar equipes, não se importa em ter que seguir algumas regras e, principalmente, prefere não se arriscar. Para este perfil a franquia é o modelo ideal de negócio.

Se depois de analisar bem as vantagens e desafios de uma franquia você ainda tiver dúvidas, nós temos outro post que pode lhe ajudar a esclarecer melhor: “Franquia ou negócio próprio?”. Nos vemos por lá!

 

Abra o seu próprio negócio

0
/*maps*/